No mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento de Assistência Social – CRAS, realizou na tarde desta quarta-feira (10), o 1° Café com Prosa Lilás. A campanha, criada em referência à Lei Maria da Penha, comemora em 2022, 16 anos de existência.
Na ocasião, a assistente social Lindinalva Gomes da Silva e a psicóloga Talyta Bezerra, explanaram sobre este tema e chamaram a atenção para a importância de denunciar a violência contra a mulher.
A coordenadora do CRAS Romilda F. Dos Santo Sugigan lembra que “O Agosto Lilás é um desafio para nós mulheres, são 16 anos da Lei Maria da Penha e, mesmo nesses 16 anos de lei, a cada 7 horas uma mulher sofre feminicídio no Brasil”, declarou Romilda.
A diretora do Departamento de Assistência Social Mecila Alves completou dizendo que “o ato de denunciar salva vidas. Portanto, para denunciar casos de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela pode acionar a polícia pelo número 190”.
O Senado aprovou projeto de lei que institui em todo o País o Agosto Lilás, mês a ser dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A proposta prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
Ao final da reunião todas se confraternizaram com um delicioso café da tarde. “Demos total apoio para a realização desta ação de conscientização tão importante, principalmente para as mulheres. Esperamos ter contribuído para que os casos de violência contra a mulher diminuam drasticamente, chegando ao objetivo de zerar os mesmos”, declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Cesar Sugigan.