(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Município realiza 2ª ação para retomada de bens públicos na Estrada Cristo Rei

O município de Paranavaí iniciou nesta quarta-feira (6) a segunda etapa da ação de retomada de bens públicos e demolições de construções precárias com ocupação irregular na Estrada Cristo Rei. As ocupações que foram e serão demolidas pelo município são as que não estão habitadas e que não possuem intuito de moradia, respeitando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ressalta-se também que as moradias estão em local de Área de Proteção Ambiental (APA).

O município publicou o Decreto 22.806/2021 autorizando as secretarias municipais a demolirem construções precárias com ocupação irregular na Estrada Cristo Rei. O Ministério Público do Paraná emitiu novo ofício (170/2022) endossando a Recomendação Administrativa anterior, solicitando que o município fizesse uma nova ação no local.

A ação do município foi dividida em três fases. Na primeira fase, executada no mês de dezembro, foram demolidos imóveis irregulares em área de proteção ambiental e que não tiveram os proprietários identificados. Além disso, também foi aplicada uma notificação e uma multa ambiental para pessoas que estavam no local.

Mesmo com a judicialização da situação por parte de alguns particulares, o Poder Judiciário em duas instâncias, já se manifestou pela ausência de direito em degradar a área de preservação e manter a invasão em área pública.

Na segunda fase estão sendo demolidas ocupações precárias que tiveram os proprietários identificados e que utilizam o local como área de lazer. E na terceira fase serão demolidos os imóveis irregulares das pessoas que se auto declararam pescadores. Porém, algumas pessoas não são pescadores, por isso, receberão multa ambiental e poderão responder por crime de fraude.

(Assessoria Prefeitura)

Compartilhe: