Nos últimos meses a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), vem realizando diversas ações, entre elas as reuniões de HIPERDIA, que tem como objetivo acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que, através do cuidado contínuo, se consiga fazer um controle dessas doenças e garantir uma melhor qualidade de vida.
Nessas reuniões, a secretária de saúde Cássia Souza Santos Cruz esteve presente e relatou a importância da participação da população nesses encontros, pois é um momento de aprendizagem e conhecimento. Também esteve presente a farmacêutica Patrícia Schaider, que palestrou sobre o cuidado com os diversos tipos de medicações, principalmente os perigos da automedicação.
Nesses encontros, a ESF, que é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, realizou exames de glicemia capilar (que é o teste da picada no dedo), que foram disponibilizados para todos pacientes como forma de prevenção, além da aferição de pressão e o exame de hemoglobina glicada para os pacientes que já são diabéticos.
Esse exame tem como finalidade avaliar os níveis de glicose nos últimos meses, para verificar e identificar se o tratamento está sendo eficaz. Também foram avaliados parâmetros como índice de massa corporal e renovação de receitas prescritas pelo médico.
“Muito importante essas reuniões estarem acontecendo, pois diabetes e hipertensão arterial são doenças silenciosas, que necessitam de tratamento e avaliação contínua”, pontuou a chefe da seção de saúde da criança e da mulher, Rosimeire Aparecida do Nascimento.