A Prefeitura de Amaporã, através da Secretaria de Saúde, realizou nesses últimos dias ações de bloqueio contra o mosquito transmissor da dengue. As ações de bloqueio e eliminação de focos são realizadas quando há casos – suspeitos ou confirmados – da doença entre a população, contando com equipe própria de agentes de combate a endemias
Quando há a suspeita de casos de dengue em determinada região da cidade, é realizado o chamado bloqueio, uma ação de identificação de focos do mosquito. Foi o que ocorreu durante esta semana. O bloqueio tem o objetivo de identificar se na casa, ou num raio de 800 metros do caso suspeito de dengue, há focos, criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Caso constatado, na delimitação do foco, a pesquisa larvária e o tratamento do foco devem ser feitos em um ponto estratégico ou armadilha, bem como a partir de um levantamento de índice ou pesquisa com foco positivo no local onde foi realizado o bloqueio.
“Sabemos que todo início de ano os casos de dengue aumentaram em nossa região. Por isso mesmo temos direcionado nossa equipe de endemias a estarem vigilantes no combate ao mosquito transmissor. Essa é uma luta de todos. Cada um precisa fazer a sua parte para resolvermos este problema”, declarou o prefeito Mauro Lemos.