No início deste mês de fevereiro a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através do Departamento Municipal de Assistência Social, realizou uma capacitação para a Rede de Proteção à Criança e ao adolescente com o tema Cyberbullying. O objetivo é combater a prática do cyberbullying através da conscientização e não pela punição, estimular as denúncias, e instruções de como agir quando vítima, agressor ou testemunha.
O evento contou com a participação dos professores, estagiários e equipe pedagógica da Escola Municipal Professor Flavio Sarrão, a equipe técnica do CRAS, da Proteção Social Especial, do Órgão Gestor e o Conselho Tutelar. A Campanha de Combate ao Cyberbullying continua no mês de fevereiro, tendo como público os alunos da rede municipal e estadual de ensino no município.
Cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas. Exemplos incluem:
* espalhar mentiras ou compartilhar fotos constrangedoras de alguém nas mídias sociais;
* enviar mensagens ou ameaças que humilham pelas plataformas de mensagens;
* se passar por outra pessoa e enviar mensagens maldosas aos outros em seu nome.