(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

LOANDA

Município realizará mutirão de triagem de doenças nos olhos

A Prefeitura de Loanda, através da Secretaria de Saúde, marcou para este sábado, dia 6, um mutirão para pacientes com mais de 60 anos de idade com suspeita de cataratas e ou pterígio. Os atendimentos serão na sede do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), próximo ao Tiro de Guerra.

“Nosso objetivo é zerar as filas de espera por tratamento e cirurgias de cataratas e pterígio. Sabemos o quanto nossa população anseia por mais celeridade em atendimentos como esses. E exatamente por isso estamos trabalhando de forma incansável para proporcionar melhores condições para nosso povo”, declarou o prefeito de Loanda Zé Maria.

A assessoria da prefeitura comunica ainda que caso a pessoa necessite desse atendimento, é necessário procurar a Secretaria de Saúde para realizar o cadastro até esta quinta-feira, dia 4. Serão programados 300 atendimentos para este sábado.

As causas de ambas também são bem distintas: o pterígio surge devido ao excesso de exposição ao sol sem devida proteção, ou seja, óculos escuros. Já a catarata é uma doença do envelhecimento natural do olho, que começa a aparecer depois dos 60 anos, embora também possa ser causada por diabetes, rubéola, tuberculose e toxoplasmose.

Uma cirurgia simples e de rápida recuperação é o tratamento adequado para a catarata, que exige uma lente intraocular para substituir o cristalino opaco, que é retirado.

Para o pterígio, o tratamento indicado é apenas o uso de colírios. A cirurgia só é feita quando há piora da visão, irritação ocular crônica ou alterações estéticas. O procedimento do pterígio é mais doloroso e com pós-operatório mais lento que a catarata, pois há a remoção e transplante da conjuntiva de outro local do olho do paciente para onde foi retirado o pterígio e com quatro a oito pontos para fixar o transplante.

Em qualquer caso, a prevenção ainda é a melhor forma de evitar quaisquer complicações ou problemas de visão.

Compartilhe: