O Ministério do Turismo certificou o município de Querência do Norte no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, o município Querenciano volta a fazer parte e passa a ser registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo (SISMapa), que faz parte do Programa de Regionalização do Turismo.
Para se cadastrar na plataforma, a Divisão Municipal de Turismo precisou atender a critérios técnicos, como possuir um órgão responsável pelo turismo, definir o orçamento do setor, ter o Conselho Municipal de Turismo ativo e credenciar empresar e trabalhadores no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Ferramenta de gestão – O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.
As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2023, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.
“Mais uma importante conquista do nosso município na área do turismo. Mais um passo rumo ao nosso objetivo de tornar Querência do Norte cada vez mais como referência na área, atraindo investimentos e gerando renda”, declarou o prefeito de Querência do Norte Alex Fernandes.