Na última semana o Rio Ivaí em Querência do Norte (Região Noroeste do Paraná) recebeu o Programa “Rio Vivo”. Foram mais de 100 mil alevinos juvenis soltos. Os peixes nativos têm cerca de 12 a 18 cm e foram soltos pelo secretário Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) Marcio Nunes, prefeito Alex Fernandes, diretor de turismo Guto Renato Berto e alunos de escolas estaduais e municipais, grupo da terceira idade e demais autoridades presentes.
A ação aconteceu na PR-218 que liga Querência do Norte a Icaraíma. O repovoamento de rios com peixes nativos é realizado pelo programa Rio Vivo, da Sedest.
O programa prevê o repovoamento de rios para a promoção da pesca esportiva, além dos 100 mil alevinos juvenis soltos, houve o plantio de 100 mudas nativas na beira do Rio Ivaí, com a participação de estudantes, professores e o grupo terceira idade.
De acordo com o secretário Márcio Nunes, trata-se de uma ação completa de educação ambiental que junto com outras ações, faz parte de um conceito de sustentabilidade.
“O município de Querência do Norte está muito contente com esses novos peixes. O cuidar do nosso Rio Ivaí é muito importante e uma preocupação de todos”, destacou o prefeito Alex Fernandes.
Legislação – De acordo com a Resolução Conjunta número 010/2021, todas as ações de soltura e repovoamento de peixes nas bacias hidrográficas do Paraná e seus afluentes devem ter autorização do órgão ambiental estadual.