O prefeito de Santa Mônica, Luan Frazatto, participou nesta quinta-feira, dia 29, de uma importante reunião no IAT (Instituto Água e Terra), quando foi acertada a liberação de recursos para a solução de uma grande erosão que afeta o município (Cirino).
A erosão causa efeitos diretos na produtividade agrícola e consequências ambientais, pois a terra transportada pelas enxurradas provoca sérios danos à qualidade da água, poluindo os reservatórios e os cursos de água, o que coloca em risco a saúde humana e animal e a fauna aquática.
“Esse é um problema antigo que temos em nossa região. Diversos municípios sofrem com erosão por causa do nosso solo. Em Santa Mônica estamos em busca de alternativas e recursos para combater esta situação”, declarou o prefeito Luan Frazatto.
Na oportunidade o prefeito anunciou ainda a aquisição de dois novos reservatórios elevados de água, um para o distrito de Aparecida do Ivaí e outro para Santa Mônica.
O reservatório elevado de água é projetado para quando existe a necessidade de garantia de uma pressão mínima na rede hidráulica e não há possibilidade de ser construído um reservatório apoiado ou semienterrado, ou seja, é necessário utilizar a gravidade para distribuição de água aos consumidores.