REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As secretarias de Saúde e Educação de Paranavaí se uniram para tentar ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite. Nesta semana, começaram uma campanha envolvendo centros de educação infantil, levando orientações para as crianças e para os pais. Até a tarde de sexta-feira (26), o município tinha o menor índice de imunização do Noroeste do Estado, 34%. No outro lado do ranking aparece Porto Rico, que ultrapassou o número de doses estimadas, chegando a 113,2%.
Os números são do Localiza SUS, plataforma do Governo Federal que reúne as informações lançadas diariamente pelas equipes das secretarias de Saúde de todos os municípios do Brasil.
De acordo com a coordenadora de Imunização de Paranavaí, Grazieli Barbaço, a principal dificuldade é fazer com que os pais entendam a importância da vacinação. É o ponto mais crítico não somente em relação à poliomielite, mas também a outras doenças.
Neste sábado (27), a Secretaria de Saúde promove uma ação específica para imunizar crianças e adolescentes. O “Dia D Municipal” dá sequência à mobilização nacional da semana passada, quando a procura foi baixa. A expectativa é que hoje mais pessoas se dirijam ao Centro de Eventos, das 8h às 17h, permitindo a Paranavaí avançar na estratégia de vacinação.
Na próxima semana, a campanha nas escolas será retomada. Segundo Grazieli Barbaço, todas as creches serão visitadas pelas equipes de imunização do município.
A diretora-geral de Educação Infantil de Paranavaí, Elisângela Ferreira, destacou a necessidade de levar informações às escolas e conscientizar as crianças. Um personagem bastante conhecido das campanhas de vacinação conversou com os alunos: Zé Gotinha falou sobre a importância de tomar todas as vacinas e pediu que os pequenos ajudem a lembrar o papai e a mamãe que neste sábado tem mutirão de vacinação no Centro de Eventos.
Além da vacinação contra a poliomielite, haverá brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e cachorro-quente para as crianças que forem se vacinar. A Secretaria de Saúde aproveita o “Dia D” para oferecer à população de todas as idades as vacinas contra Covid-19 e as doses de rotina para atualização do calendário vacinal, garantiu a coordenadora de Imunização do município.
Porto Rico – A parceria entre Saúde e Educação foi explica o sucesso da campanha de vacinação em Porto Rico. A técnica de enfermagem Ângela Maria Pittas de Jesus, que atua na imunização, explicou que foi até a creche para saber os nomes de todas as crianças com menos de 5 anos, portanto, o público-alvo da ação contra a poliomielite.
Com a lista em mãos, entrou em contato com os pais e solicitou que enviassem o cartão de vacinação dos filhos. Também utilizou o telefone e aplicativos de mensagens para orientar as mães e cobrar. Em algumas situações foi até a casa para levar as doses de vacina necessárias. A atuação permitiu à Secretaria de Saúde de Porto Rico imunizar todas as crianças.
Ângela Maria Pittas de Jesus informou que até mesmo pais que estavam de passagem pela cidade, a passeio ou a trabalho, levaram os filhos para receber a dose da vacina contra a poliomielite, o que garantiu ao município o índice de cobertura acima de 100%.