REINALDO SILVA
Da Redação
Diamante do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo e Santa Isabel do Ivaí dividem mais do que a posição geográfica ao noroeste do Paraná. Nas eleições deste ano, a população dos três municípios escolheu representantes da mesma família, sendo dois vereadores e um vice-prefeito. Os três são militares da reserva.
Quem conta a história é o sargento José Luiz dos Santos, reeleito para o segundo mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Diamante do Norte.
Ele é primo de Valdeci Anacleto Araújo, atual vereador e eleito vice-prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, e de Valmiro Anacleto de Araújo, que assumirá uma cadeira no legislativo de Santa Isabel do Ivaí.
A relação de parentesco do sargento Santos com os primos é interessante. “Meu pai é primo da mãe deles. Minha mãe é irmã do pai deles. Ou seja, somos primos-irmãos.”
Os três sempre compartilharam o desejo de servir e ajudar a comunidade. Foi assim que ingressaram na Polícia Militar, corporação na qual atuaram por 35 anos, para depois se aposentar.
Da mesma forma que eles, outros 12 familiares optaram pela carreira profissional na PM e atuam em diferentes cidades paranaenses. O irmão do sargento Santos, Osvaldo Luiz dos Santos, integra a equipe de um colégio cívico-militar. O pioneiro da família foi outro irmão, João Luiz dos Santos, já falecido.
A preocupação com as pessoas também os motivou a entrar para a vida pública. “Sempre conversamos sobre política, queríamos lutar pelo povo. Temos os mesmos objetivos”, assegura o vereador de Diamante do Norte.
A avaliação do sargento Santos é que os resultados nas urnas eletrônicas, nos três municípios, mostram que o trabalho realizado pelos primos-irmãos, cada um com as próprias características, tem a marca da dedicação e do esforço que imprimiram em todas as missões que assumiram.