REINALDO SILVA
Da Redação
Identificar corretamente o ônibus do transporte coletivo. Conferir as informações no rótulo do produto no supermercado. Acompanhar notícias nas plataformas digitais. Entender as matérias que estampam as páginas do jornal impresso. A leitura é essencial para a execução de tarefas rotineiras – das mais simples às complexas.
Apesar da importância, três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos não sabem ler e escrever ou sabem pouco a ponto de não conseguirem compreender pequenas frases ou identificar números de telefone ou preços, conforme levantamento do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf).
O programa Alfabetiza Paraná, desenvolvido pelo governo do estado, caminha no sentido de reduzir o analfabetismo funcional, e está com inscrições abertas para jovens e adultos a partir de 15 anos de idade. 13 municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí aderiram à iniciativa: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Paraíso do Norte, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, Terra Rica e Uniflor.
As inscrições terminam nesta quinta-feira (15) e devem ser feitas no site oficial do programa (aluno.escola.pr.gov.br/alfabetiza-parana) ou nas escolas estaduais dos municípios participantes. Interessados devem estar munidos de documentos pessoais.
De acordo com informações do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, os alunos matriculados receberão kit escolar, caderno de atividades e lanche, tudo gratuitamente, para uso durante as aulas. O curso terá duração de seis meses e as atividades serão exclusivamente voltadas à alfabetização.
A princípio, as aulas se concentrarão em um estabelecimento de ensino da cidade – no caso de Paranavaí, pode haver mais turmas. Essa definição dependerá do número de alunos inscritos.