REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Turismo rural, contemplativo, esportivo, religioso, gastronômico ou de negócios. Em contato com a natureza ou em meio às construções da área urbana. Na terra, na água ou perto das nuvens. Os 15 municípios do Noroeste do Paraná que formam o território chamado de Águas do Arenito Caiuá (Aarca) reúnem opções de passeio e oferecem condições de lazer para os mais diversos públicos.
O nome Aarca faz referência aos rios que banham a região (Paraná, Paranapanema e Ivaí) e aos ribeirões que cortam as cidades, além de ser uma homenagem ao tipo de solo arenoso característico do território, o arenito caiuá.
A formalização do novo corredor turístico depende da definição da diretoria e do conselho fiscal. A assembleia será nesta sexta-feira (18) em Paranavaí. A intenção é reunir representantes de empresas privadas, entidades do terceiro setor e poder público de todos os municípios. Sem a composição, a região pode deixar de receber investimentos do Ministério do Turismo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Paranavaí, Carlos Emanuel Rodrigues, incentiva a participação de empresários do setor hoteleiro, restaurantes, bares, agências de viagens, instituições financeiras, postos de combustíveis e igrejas. Destaca que as atividades turísticas têm reflexos positivos sobre a economia local, afinal geram Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), dinheiro que vai direto para os cofres municipais. É diferente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que vai para o Governo Estadual e só então é distribuído proporcionalmente para as prefeituras.
Prefeituras – Rodrigues fala da importância dos gestores municipais na consolidação da Instância de Governança Regional (IGR). É necessário que as administrações municipais façam as adequações exigidas legalmente e integrem de maneira efetiva a rede regional de turismo. O ideal é que haja representantes das 15 cidades, assim todas terão participação efetiva nas decisões.
Integram o território Águas do Arenito Caiuá: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranapoema, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica. Nem todos estão envolvidos na construção do projeto de desenvolvimento econômico através do turismo, lamenta o secretário.
Uma das possibilidades é criar um fundo regional de turismo, com contribuição mensal dos municípios, e utilizar os recursos para campanhas de atração de visitantes. Outra ideia é interligar toda a área em uma rota turística, levando em conta as particularidades de cada cidade.
Rodrigues cita um exemplo prático: os participantes de uma competição de voo livre nos Três Morrinhos, em Terra Rica, poderão se hospedar em Paranavaí, conhecer a cachoeira de Nova Aliança do Ivaí, provar pratos típicos dos diferentes municípios, tudo de forma organizada. Os turistas farão circular dinheiro no comércio regional e serão agentes de promoção do desenvolvimento.
Serviço – A reunião para compor a mesa diretora e o conselho fiscal será nesta sexta-feira (18), às 9h, no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, em Paranavaí.