O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (1º) kits de instrumentos musicais para 90 municípios paranaenses e anunciou um pacote de R$ 100 milhões em novos investimentos para fortalecer a área da Cultura no Estado. A cerimônia foi realizada em Curitiba. Entre as cidades beneficiadas estão Alto Paraná, Marilena, Nova Londrina, Paranavaí, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, São Pedro do Paraná

“Esse é o maior aporte cultural que o Paraná já fez, um investimento que fortalece fanfarras, museus, formação artística e toda a cadeia econômica que gira em torno da cultura”, disse o governador. “O Estado hoje é uma vitrine cultural do Brasil, seja com projetos de grande impacto, como o Museu Pompidou em Foz do Iguaçu, seja com iniciativas que levam arte diretamente para as crianças e para os municípios”.
Kits musicais
Os instrumentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec) dentro do Plano Paraná Mais Cidades. Sessenta e quatro municípios receberam os kits musicais imediatamente, totalizando 1.691 instrumentos, enquanto outros 26 receberão na segunda etapa do projeto. Ao todo, a iniciativa recebeu quase R$ 8 milhões de investimento do Governo do Estado.

A secretária Luciana Casagrande Pereira explicou que a entrega de equipamentos musicais representa uma política permanente de incentivo à formação artística. “Hoje entregamos mais de 1.600 instrumentos para 64 municípios e garantimos a próxima fase, que atenderá mais 26 cidades. Esse programa nasceu da importância que o Estado entendeu que a música tem na formação cidadã, especialmente entre crianças e jovens das escolas públicas”, comentou.

O programa é coordenado pela Seec em parceria com os municípios e reúne ações voltadas para infraestrutura urbana, saúde, educação e desenvolvimento social – incluindo uma frente específica para a cultura. No campo cultural, o Paraná Mais Cidades contempla a cessão de kits de instrumentos musicais para apoio a fanfarras, bandas marciais, orquestras e festividades municipais.
Durante o evento, os municípios também aderiram à nova etapa do programa, o que garante que eles estejam aptos a receber novos equipamentos e investimentos.







