Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Municípios precisam comprovar a existência e o funcionamento de seus Conselhos e Fundos Municipais de Promoção da Igualdade Racial Foto: Talita Lopes

CIDADANIA

Municípios podem iniciar pré-habilitação para receber recursos do Fundo de Igualdade Racial

A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) abriu o processo de pré-habilitação para que os municípios paranaenses comprovem a existência e o funcionamento de seus Conselhos e Fundos Municipais de Promoção da Igualdade Racial. A medida visa a organizar o repasse de recursos destinados a políticas públicas para populações negras, indígenas, ciganas e comunidades tradicionais.

Para participar, os gestores municipais devem preencher um formulário eletrônico e apresentar documentos que comprovem a paridade dos conselhos e a regularidade do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Fumpir), incluindo o CNPJ ativo. Municípios que já foram contemplados em repasses em novembro de 2025 não poderão se inscrever nesta etapa.

O prazo para envio das informações termina em 22 de maio. A análise da documentação será divulgada posteriormente por meio de resolução publicada no site da Semipi. Os critérios de pré-habilitação, documentação exigida e etapas do processo estão detalhados na Resolução nº 101/2026.

Caso o município não preencha os requisitos dentro do período estabelecido ficará impedido de emitir o Atestado de Regularidade, inviabilizando o recebimento de recursos do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundeppir).

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da iniciativa para fortalecer as políticas públicas nos municípios. “A regularização desses instrumentos nos municípios é um passo fundamental para consolidarmos uma política de Estado que reconheça as diferenças e combata as desigualdades estruturais onde a vida acontece, nas cidades”, afirmou.

A diretora de Políticas Públicas da Igualdade Racial e Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos, ressaltou a necessidade de atenção aos critérios técnicos exigidos. “A articulação entre o Estado e as prefeituras busca garantir maior representatividade e resultados concretos. Por isso, pedimos muita atenção aos prazos e à documentação do conselho e do fundo, que devem ser exclusivos para a política de igualdade racial”.

Além da estrutura do conselho e fundo, os municípios podem demonstrar a existência de um Organismo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na estrutura administrativa municipal.

Fundo a fundo

O Paraná se tornou o primeiro estado do Brasil a realizar o repasse “fundo a fundo” para políticas públicas de promoção da igualdade racial. O modelo permite que os recursos estaduais sejam transferidos diretamente do Fundeppir para os Fundos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, garantindo mais agilidade e autonomia às prefeituras na execução das ações.

A iniciativa fortalece projetos voltados ao enfrentamento do racismo, valorização das comunidades tradicionais, promoção da equidade e ampliação das políticas públicas para a população negra, indígena, cigana e demais grupos historicamente vulnerabilizados.

Fonte: Da Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: