Municípios do Noroeste do Paraná passaram a contar de forma emergencial com segurança fixa nas escolas municipais e CMEIS (Centro de Educação Infantil). Casos de Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo. Santa Isabel do Ivaí também anunciou que tomará a mesma medida a partir de segunda-feira.
A medida vem neste momento de preocupação devido a fatos ocorridos pelo País. “Lembro ainda que todos os nossos espaços tem câmeras de segurança e também pedido reforço para a PM no patrulhamento dos espaços. Além dessa medida foram necessárias outras iniciativas que já tomamos há alguns dias, como por exemplo, a suspensão de qualquer tipo de carona em nossas linhas de transporte escolar rural. Tudo para garantir a segurança de nossos alunos. Digo, que não vamos da noite para o dia transformar nossas escolas em locais de segurança máxima, mas vamos tomando medidas que dificultem ações extremas”, declarou o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo Fran Boni.
O prefeito de Loanda, Zé Maria, também prestou solidariedade e anunciou medidas de segurança nas escolas. “Prestamos aqui nossos sentimentos aos familiares das vítimas da tragédia de Blumenau-SC, que Deus possa confortar a todos. Uma tristeza enorme que invade nossos corações, são quatro vidas ceifadas pela maldade do ser humano. Em preocupação com as crianças do nosso município, decidimos que nossas instituições (creches e escolas municipais), irão contar com segurança na porta durante todo o dia. Vamos tentar garantir a segurança das nossas crianças, nessa onda de tragédias que estamos passando em nosso país”, declarou o prefeito.