(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Equipe brasileira em preparação para a Copa do Mundo
FOTO:: Thais Magalhães/CBF
Equipe brasileira em preparação para a Copa do Mundo FOTO:: Thais Magalhães/CBF

FUTEBOL

Museu do Futebol entra em clima de Copa feminina e exalta rainhas do Brasil

BEATRIZ CESARINI E CAROLINA ALBERTI

DA UOL/FOLHAPRESS

Faltam 20 dias para a bola rolar pela Copa do Mundo feminina, mas o Museu do Futebol -localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo -montou uma exposição para deixar todo mundo no clima do Mundial da Austrália e Nova Zelândia.

‘Rainhas de Copas’ é a terceira exposição do museu dedicada ao futebol feminino, e traz a história de todos os Mundiais e, consequentemente, da seleção brasileira. Reunir todo o material para tirar o projeto do papel, porém, não foi tarefa simples.

“A dificuldade em achar acervos diz muito sobre a valorização da modalidade. No primeiro mundial [1988], uma estagiária viajou para a China. As edições vão seguindo, e vamos encontrando mais materiais. Por quê? Porque o envolvimento da torcida, do público e das TVs vai mudando”, diz Maíra Corrêa, coordenadora de Exposições do Museu do Futebol

Não há registro audiovisual, por exemplo, do primeiro gol verde-amarelo em uma Copa do Mundo. O Museu do Futebol, então, reproduziu o tento da zagueira Elane —na vitória por 1 a 0 sobre o Japão no Mundial de 91— através de uma maquete.

AS RAINHAS BRASILEIRAS

O nome da exposição, conforme conta Maíra, surgiu de um trocadilho. “A gente queria muito trazer essa questão das Copas e foi um trocadilho que veio por parte das curadoras, com relação a essas personagens, que são muito identificadas com a questão do ativismo, da luta”.

A ideia, porém, é enaltecer as jogadoras “como grandes rainhas”. Marta, Formiga e Sissi estão entre as jogadoras destacadas no decorrer da exposição. Há, inclusive, um busto em alto relevo da seis vezes melhor do mundo.

O Museu do Futebol tem um engajamento muito forte com a questão do futebol de mulheres. É uma pauta que a gente está debatendo sempre. Nos anos de Copa feminina, a gente tem uma proposta de trazer projetos maiores, e ‘Rainhas de Copas’ entra nessa esteira. Esse ano a gente resolveu fazer uma exposição mais celebrativa”. Maíra Corrêa.

E claro que a festa não estaria completa sem a taça da Copa do Mundo feminina. No último ambiente da exposição, dedicado ao Mundial deste ano, há uma réplica do troféu, além de painéis interativos e uma “arquibancada”, onde é possível assistir a gols de grandes ícones do futebol mundial.

A exposição ‘Rainhas de Copas’ estará em cartaz até 27 de agosto. A visitação ocorre de terça a domingo: 9h às 18h (entrada até as 17h). Além disso, a cada primeira terça-feira do mês, há abertura noturna, das 9h às 20h (com permanência até 21h). Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira).

Compartilhe: