Paranavaí está ganhando uma Agência Agro da Caixa Econômica Federal. Trata-se de uma agência autônoma, vinculada diretamente a Superintendência Agro da Caixa em Brasília e destinada exclusivamente para atendimento a produtores rurais e agroindustriais.
O anúncio foi feito pelo gerente da agência, Roberto Pedro da Silva, durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Paranavaí. “É uma conquista para essa região pujante que pulsa o agronegócio”, disse ele durante o anúncio.
O ato aconteceu na noite da última sexta-feira (10) e além da posse da diretoria e do anúncio da Agência Agro da Caixa, houve também uma homenagem póstuma ao servidor James Fernandes, que faleceu aos 44 anos, em maio deste ano, vítima da Covid-19. Ele era funcionário há 28 anos do Sindicato. E antes da cerimônia foi realizada a assembleia geral ordinária, quando foi aprovada por unanimidade a proposta orçamentária da entidade para 2022.
“Agradeço à Caixa Econômica Federal que instalou este mês em Paranavaí, a sua agência Agro, que, tenho certeza, fará um excelente trabalho e se unirá a uma rede de instituições financeiras delicadas à categoria. A Caixa vem para somar e, principalmente, alavancar o nosso negócio”, disse o presidente Ivo Pierin Júnior no seu discurso de posse.
A Agência Agro de Paranavaí é uma das 100 criadas no país e está inserida no programa Mais Brasil. Ela é resultado de consulta feita pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que percorreu o país e “ouviu o pleito dos produtores e entidades e propôs tratar de uma forma diferente o ramo do agronegócio”, segundo Silva.
A Caixa quer repetir no agro e até mesmo superar o desempenho que tem na área de habitação.
Na Agência Agro da Caixa a proposta é atender todos os segmentos da cadeia produtiva: custeio, investimento, comercialização e industrialização, tanto os pequenos, médios e grandes produtores como as cooperativas de produção.
Uma inovação que a agência apresenta é que produtores e empresas que atuam na cadeia produtiva terão na agência o atendimento para todas as suas necessidades: crédito, investimento, habitação, sem necessidade de deslocamento para outra unidade. Provisoriamente, a agência Agro está funcionando na agência de Paranavaí, mas os técnicos já podem ser convidados para visita a entidades, empresas e produtores rurais.
Posse – Pela primeira vez, uma assembleia e posse do Sindicato Rural de Paranavaí foram realizadas fora da cidade-sede. Desta vez o evento aconteceu em Tamboara (Restaurante Toro Rosso), que faz parte da extensão de base junto com Nova Aliança do Ivaí, Mirador e Amaporã. A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Francisco Carlos do Nascimento e junto com ele fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos o presidente Ivo Pierin Júnior, secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa de Souza, o gerente da Caixa Agro, Roberto Pedro da Silva, a produtora Terezinha Yamakawa, representando as mulheres e o produtor Antônio Giosa Neto, de Tamboara, que sediou o evento.
O presidente Ivo Pierin Júnior lembrou que o País vive um momento de grandes dificuldades financeiras e “só não sucumbiu graças ao agronegócio, à produção rural, ao trabalho incansável do agricultor e pecuarista que enfrentam todas as adversidades – e este ano, além da pandemia, enfrentou geada e seca – para produzir o sagrado alimento do brasileiro e abastecer pelo menos 20% da população mundial”.
Homenagem – Antecedendo a posse da diretoria, o Sindicato Rural de Paranavaí homenageou seu colaborador James Fernandes, que faleceu em maio deste ano, aos 44 anos, vítima de Covid. Foi outorgado a ele (in memoriam) uma Moção de Reconhecimento e Gratidão “pela sua dedicação, comprometimento e o brilhante trabalho realizado por quase 30 anos dedicados a apoiar e orientar os produtores rurais da extensão de base desta entidade sindical”.
A Moção foi entregue pelo presidente Ivo Pierin, acompanhado de colaboradores, à viúva Josiane Fernandes Cardoso, que estava com os filhos Nikolas e Lara. Ela recebeu da esposa do presidente, Nailda, um buquê de flores; A colaboradora Maria Terezinha Correia entregou flores à mãe do James, Lourdes Gonçalves Fernandes.
No pronunciamento de posse, Ivo Pierin iniciou suas palavras se referindo a homenagem. “Pessoa simples, humilde, mas muito competente”.