(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

TRÂNSITO

Não usar cinto de segurança e capacete aumenta o risco de traumas de face em acidentes

A falta do uso do cinto de segurança ou do capacete têm aumentado a gravidade dos acidentes de trânsito, tornando os casos de traumas de face e múltiplas lesões cada vez mais recorrentes no país.

Para que se tenha ideia, apenas em 2023, foram registrados mais de 621 mil acidentes no Brasil com 9.912 óbitos, segundo o Ministério dos Transportes. Acidentes com carros correspondem a 60.6% dos casos, seguido pelas motocicletas com 12.9%. Já no Paraná mais de 95 mil acidentes de trânsito foram registrados no Paraná.

O número é preocupante tendo em vista o aumento de 29% nas ocorrências com vítimas que não usavam cinto de segurança, de acordo com o levantamento realizado pela Arteris, concessionária que administra rodovias nas regiões Sul e Sudeste. Já em 2024, as ocorrências de capotamentos e tombamentos em rodovias de janeiro a março já são 14% maiores em comparação com o primeiro trimestre de 2023.

Traumas de face e a cirurgia bucomaxilofacial

Além do risco de óbito, os acidentes de trânsito podem deixar marcas físicas e psicológicas nas vítimas, principalmente quando trata-se de traumas de face.

Nesses casos, os especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial apresentam-se como a principal especialidade para atuar no atendimento de emergência para salvar a vida dos pacientes e ainda reconstruir a face.

“Em casos graves de acidente de trânsito, a presença desse profissional é essencial para garantir que os ossos sejam reconstruídos da maneira correta e de forma funcional, sem prejudicar a fala e mastigação do paciente. Na emergência nós fazemos de tudo para manter o paciente vivo. Colocamos os ossos no lugar, fazemos uma redução anatômica para depois realizar alguns retoques e retomar a funcionalidade da articulação temporomandibular (ATM)”, afirma Zétola, cirurgião bucomaxilofacial que há mais de 30 anos atende pacientes vítimas de graves acidentes de trânsito.

MAIO AMARELO E A CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO

 A campanha do maio amarelo reforça a importância da direção segura para diminuir o índice de acidentes de trânsito no país.

Não dirigir alcoolizado, não usar o celular ou manusear outros objetos ao volante, respeitar o limite de velocidade da via, usar cinto de segurança ou capacete e manter a atenção redobrada na pista são atitudes simples que podem salvar vidas.

Compartilhe: