(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SEM REPRESENTATIVIDADE

Nenhuma mulher é eleita prefeita na região da Amunpar

As oito candidatas que concorreram à prefeitura não se elegeram, apesar do destaque do Partido dos Trabalhadores (PT) e da presença de professoras na corrida eleitoral

Cibele Chacon

Da redação

Nas eleições municipais deste ano, realizadas no último domingo (6), nenhuma mulher foi eleita para o cargo de prefeita nos 28 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Ao todo, oito candidatas tentaram alcançar a prefeitura de suas cidades, mas não obtiveram sucesso. O PT, que lançou cinco dessas candidatas, teve participação marcante na tentativa de aumentar a presença feminina nas gestões municipais, especialmente com professoras entre suas representantes.

Em Querência do Norte, a Professora Elaine (PT) enfrentou Alex (PL), mas recebeu apenas 1.068 votos, correspondendo a 16,40% dos votos válidos. O candidato obteve uma vitória expressiva com 5.444 votos, ou 83,60% do total, representando o maior percentual da região.

Terra Rica contou com duas mulheres concorrendo ao cargo de prefeita. Thayze Cordeiro (Republicanos) ficou em segundo lugar, com 31,22% dos votos, enquanto Martinha do Hospital (PT) obteve apenas 3,64%. Agnaldo (PP) venceu com 33,31% dos votos, em uma eleição bastante dividida.

Em Paranapoema, a Professora Leu (PT) ficou em segundo lugar, com 33,61% dos votos. O vencedor foi Sidnei Frazzatto (PSD), com 53,61%. Já em Diamante do Norte, Rose do Pedrinho (MDB) obteve 31,88% dos votos, mas o prefeito reeleito Eliel Correa (PSD) garantiu 55,35%, assegurando mais um mandato.

Ana Primo (PT), candidata em Cruzeiro do Sul, teve apenas 15,06% dos votos, enquanto Cesar Sugigan (PSD) conquistou 80,60% e venceu com ampla vantagem. E em Amaporã, Terezinha Yamakawa (União Brasil) obteve 28,58% dos votos, mas não foi suficiente para derrotar Marcos Marin (PP), que venceu com 49,21%. Por fim, Porto Rico elegeu Valtinho do Beira Rio com 66,75% enquanto Natalia Luizão (PP) alcançou 33,25% dos votos.

Compartilhe: