Participação no pleito é obrigatória para todos os advogados em dia com os compromissos financeiros. Abstenção acarretará a cobrança de multa
REINALDO SILVA
Da Redação
Advogados de todo o Paraná participam, nesta sexta-feira (22), do processo eleitoral que definirá o presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os presidentes das 49 subseções.
A participação no pleito é obrigatória para todos que mantêm em dia os compromissos financeiros com a entidade. A abstenção acarretará a cobrança de multa equivalente a 50% do valor da anuidade.
Candidato único em Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos busca a reeleição. Ele compõe a chapa XI de Agosto, nome que faz referência à data de criação das primeiras faculdades de Direito no Brasil, fundadas em 1827 nas cidades de São Paulo e Olinda. Também por isso, 11 de agosto é considerado o Dia do Advogado.
Integram o grupo ao lado de Donizete dos Santos: Alvino Gabriel de Novaes Mendes (vice-presidente), Valéria Canalle (secretária-geral), Liziane Batista de Araújo Marconi (secretária-geral adjunta) e Thiago José Guidetti de Souza (tesoureiro), além de 23 conselheiros.
A OAB Paranavaí atende aos municípios de Alto Paraná, Amaporã, Guairaçá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica. Juntos, totalizam 1.104 advogados, dos quais 660 estão aptos a votar.
A votação se estenderá das 9h às 17h, de forma exclusivamente eletrônica, através do site votacaooabpr.org.br, dividida em duas etapas. Na primeira parte, os advogados escolhem a candidatura estadual; na segunda, a chapa da subseção correspondente.
O acesso ao ambiente de votação é possível de qualquer lugar, não sendo necessário estar na cidade de origem. Quem tiver dificuldade de concluir o processo eleitoral poderá se dirigir à sede da OAB e solicitar ajuda.
O presidente eleito ficará à frente da entidade pelo período de três anos (2025, 26 e 27).
Donizete dos Santos avaliou a importância da participação dos advogados no pleito. “A eleição consolida a democracia e fortalece a classe dos advogados.” Entre os tópicos evidenciados pelo candidato à reeleição estão a defesa das prerrogativas, a valorização profissional e o fomento das comissões temáticas, tudo de acordo com as diretrizes de trabalho seguidas até aqui.
OAB PARANÁ – No âmbito da OAB Paraná, há três chapas concorrentes: XI de Agosto, com Luiz Fernando Casagrande Pereira (presidente) e Graciela Iurk Marins (vice); OAB Democrática, com Marlus Heriberto Arns de Oliveira (presidente) e Luara Soares Scalassara Munhoz (vice); e Pela Ordem, com Flavio Pansieri (presidente) e Elizandro Marcos Pellin (vice).