Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para marcar a data e incentivar a prática, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está distribuindo brindes para os voluntários. Após a coleta, recebem uma caneca.
Pela manhã, um grupo de trabalhadores de São João do Caiuá esteve no Hemonúcleo Regional de Paranavaí. Entre eles, Claudete Regina dos Santos, funcionária do Hospital Nossa Senhora Aparecida. Doadora de sangue há mais de dez anos, incentiva: “Venha conhecer o trabalho, a equipe, o processo de doação. É muito importante e pode salvar vidas”.
De acordo com o chefe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Lucas de Oliveira, as coletas são feitas por agendamento. Por ser uma ação voluntária, depende da disponibilidade das pessoas, então, o pedido é para que continuem doando.
Nos períodos de frio, as coletas diminuem, mas a tendência é que haja aumento na demanda por bolsas de sangue, principalmente por causa dos acidentes de trânsito. Além disso, a retomada das cirurgias eletivas tem reduzido os estoques de toda a rede do Hemepar.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores, só com autorização de um responsável legal. Idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60.
É necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.
Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.