Aleksa Marques / Da Redação
Dia 23 de Abril é uma data simbólica na literatura mundial. Isso porque vários autores como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega morreram neste dia. Ela foi escolhida pela Unesco para prestar um tributo mundial aos livros e encorajar todos a terem contato com esse mundo fabuloso.
Com isso, certa vez Ziraldo, grande escritor brasileiro, disse que o importante é motivar e expor nossas crianças à leitura, mostrar a elas a aventura que podem encontrar ao debruçar-se sobre os livros. Mesmo com o avanço tecnológico tentando nos engolir a qualquer custo, muitas pessoas ainda clamam pelo contato com as folhas de papel.
Quantos sentimentos diferentes podemos ter ao sentir o cheiro das páginas de um livro? Se você é de uma geração mais antiga, com certeza já fez trabalhos de escola utilizando a enciclopédia Barsa, o que, para os mais jovens, seria o Google em um formato mais “quadrado”. Para eles, a ideia de fazer pesquisas em páginas impressas, pode parecer um tanto quanto ultrapassada.
E justamente com o intuito de fomentar mais o uso de livros e menos o do mundo digital que a Fundação Cultural de Paranavaí desenvolveu o “Abril Literário”, projeto com atividades culturais de diversos gêneros literários, contação de histórias, encontros com escritores e grupos de leitura que acontece até o fim deste mês.
E por que abril? Porque o mês tem, pelo menos, três dias especiais: 2 de abril é o dia Internacional do Livro Infantil (em homenagem a Hans Cristian Andersen), dia 18 de abril, dia Nacional do Livro Infantil (dia do aniversário de Monteiro Lobato) e 23 de abril que é comemorado o dia Mundial do Livro.
Ações pela Cidade
O secretário de Cultura de Paranavaí, Rafael Torrente fala sobre a necessidade de sempre desenvolver ações para fomentar a cultura na cidade. A literatura é uma delas. “Embora vivemos em um outro momento, o da tecnologia, a leitura ainda tem seu
espaço e é importante para o crescimento do cidadão”, afirmou.
Torrente disse ainda que esteve recentemente em Curitiba para falar a respeito do Femup – Festival de Música e Poesia de Paranavaí. “O processo é um pouco demorado, mas queremos fazer o mais rápido possível por ser um dos únicos festivais do Brasil que reúne, no mesmo palco, música e literatura.”
Além disso, muitos projetos ficaram parados por conta da pandemia, período que nos deixou mais reclusos e introspectivos. Para alguns, um ótimo momento para cair de cabeça nos livros. Mas como ir à biblioteca se o mundo estava em lockdown? O secretário explica que, pensando nisso, a Fundação Cultural desenvolveu o projeto Biblioteca Delivery, onde os livros eram levados até a casa das pessoas. “Essas ações são sempre muito bem aceitas pela população de Paranavaí. Aliás, mais de 50% dos leitores deste projeto eram novos”, disse.
Ainda segundo Rafael, a Biblioteca Municipal passará por uma reforma estrutural e também por uma renovação no acervo com novos livros. Outra novidade foi a vinda da atual bibliotecária responsável, Ana Paula Lenhardt que desenvolve vários projetos, dentre eles o “Abril Literário”. Ela diz que as ações reuniram dezenas de pessoas na Biblioteca Municipal, o que atraiu novos leitores e estimulou os antigos.
Ana diz também que, felizmente, muitas pessoas ainda buscam o espaço como ponto de apoio para estudos, trabalhos ou somente como um refúgio tranquilo para uma boa leitura. “A Biblioteca está aberta para todos, justamente por poder levar acesso à leitura e informação”, finaliza.
Confira:
Coloque na Agenda
E para quem ainda não participou de nenhuma das ações do “Abril Literário”, neste sábado (23) acontece o “Piquenique Literário”, uma tarde de contação de histórias, brincadeiras tradicionais, cirandas e muita diversão para toda a família. O evento será das 14h às 17h na Praça Rodrigo Ayres, onde está localizada a Biblioteca e é totalmente gratuito.
Além do piquenique, há também o projeto “Bibliotroca”. O intuito é fazer uma troca de livros, onde a população em geral pode levar um livro que já leu e que gostaria de compartilhar com outras pessoas e, em troca, pode levar outro para casa. É só depositar o livro em uma caixa localizada na Biblioteca, escolher um novo e começar a viajar.
E você, qual foi o último livro que leu?
Serviço
Piquenique Literário
Sábado (23)
Das 14h às 17h na Praça Rodrigo Ayres.