REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em visita ao Diário do Noroeste na tarde de ontem (10), o deputado estadual Requião Filho (PT) destacou o grande potencial econômico do Noroeste. “É uma região incrível.” Fez referência especificamente ao agronegócio e disse que é preciso criar e fortalecer políticas de atração de investimentos.
O parlamentar defendeu a criação de produtos paranaenses de qualidade para abastecer o mercado interno e gerar emprego e renda. Com isso, o estado deixaria de ser o que chamou de “fazendão”, conceito que em resumo pode ser explicado pela produção agropecuária destinada prioritariamente à exportação.
Requião Filho citou as produções de laranja e de suco, atividades reconhecidas como grandes forças da economia do Noroeste do Paraná, e indicou a necessidade de dar a mesma atenção para os rebanhos e as culturas de soja e milho, só para citar alguns exemplos.
Nesse sentido, defendeu a manutenção da Copel e da Sanepar como empresas públicas, condição que permite aplicar tarifas acessíveis e favoráveis inclusive para o agronegócio. As discussões sobre a venda de parte das estatais para a iniciativa privada têm sido acaloradas e Requião Filho mantém o posicionamento contrário à proposta de privatização.
As condições de infraestrutura também são fundamentais para o desenvolvimento econômico, e nesse aspecto o deputado estadual foi taxativo ao recusar a proposta de pedágio das rodovias paranaenses. “É o mesmo modelo anterior com perfumaria.” O entendimento é que o formato adotado pelos governos estadual e federal é prejudicial para os paranaenses.
No âmbito político, Requião Filho disse assumiu posição de independência em relação às administrações estatual e federal. O petista é líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná e tem feito duras críticas ao governo Lula. “Aponto os erros do Ratinho [governador do estado] e quais seriam os caminhos certos. Por que não faria o mesmo com o Lula?”
Para o deputado, o grande questionamento deve ser “Que Paraná a gente quer?”, e a partir daí buscar formas de promover melhorias na saúde, na educação e na formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
Na visita ao DN, Requião estava acompanhado pelo vice-prefeito de Alto Paraná, Carlino Fraga, conhecido popularmente por Mirador. Depois de Paranavaí, passaria por outras cidades da Região Noroeste e seguiria para Maringá, a fim de prestigiar a 49ª Expoingá.