Os versos acima compõem o hino de Nova Londrina, município de quase 13 mil habitantes no Noroeste do Paraná. As palavras retratam características que acompanham o povo nova-londrinense, amável, corajoso, arrojado. Digno de reconhecimento pelo compromisso com o desenvolvimento. Digno de homenagem.
Nas comemorações do aniversário de 69 anos de Nova Londrina, os poderes Executivo e Legislativo se uniram em sessão solene para homenagear figuras que ajudaram a construir a história do município. Conforme resumiu o prefeito Otávio Henrique Grendene Bono, “pessoas que acreditaram e continuam acreditando na cidade”.
O prefeito Vico, como é popularmente conhecido, e os vereadores fizeram questão de presentear profissionais de diferentes áreas, da cozinheira ao médico, da professora ao empresário. Alguns aposentados, outros na ativa. Todos importantes para Nova Londrina.
Nas palavras do presidente da Câmara, Valdir Rosinski, a concessão de títulos de cidadania honorária e benemérita e de certificados de reconhecimento foi “uma maneira de agradecer pelo trabalho que prestaram em nossa comunidade”.
A sessão solene aconteceu na noite de 14 de março, véspera do aniversário de Nova Londrina. A cerimônia fez parte de uma grande programação de comemorações, com shows gratuitos e festividades que atraíram não apenas a população nova-londrinense, mas de toda a região.
O empresário Paulo Montagner Lopes foi agraciado com o título de Cidadão Benemérito.
Receberam o Certificado de Reconhecimento:
Antônio Lizeu Lima, Arceli Rosa, Clarice Alves Monteiro, Edite Pequeno Gregório, Gildemar Pereira, Ivete Marli Adão Maior Bono, Izael Emílio Soares, José Rodrigues de Melo, Lourival Cosmo dos Santos, Lourdes Ignez Gehring, Maria de Lima Gonçalves, Maria Salete de Oliveira e Roque Ângelo Benichio.
O título de Cidadão Honorário foi concedido a:
Miguel Rubens Tranin, Manoel Jacó Garcia Gimenes, Maria de Lourdes Franco Ferreira, Verônica Grendene, Jorge Bezerra Guedes, Tião Medeiros, Tito Niehues, Lorena Aparecida Chiodelli Zorzi e Valdomiro Santin.
DESFILE CÍVICO
Na manhã de 15 de março, aniversário de Nova Londrina, um grande desfile cívico reuniu a comunidade em celebração.
As cores, as músicas, as homenagens aos 69 anos de emancipação política enfeitaram o trajeto desde a Praça Santos Dumont até a Prefeitura.
Participaram estudantes de escolas públicas e da rede particular, representantes de diferentes secretarias municipais, entidades de assistência e cidadania e até a fanfarra do município de Altônia (PR) e dos Desbravadores.
O desfile grandioso teve diversão e manifestações de amor a Nova Londrina.
FUTURO PRÓSPERO
Teu peito jovem que nos fascina;
Mais jovem, belo sempre será!
Prossegue em frente, Nova Londrina
Estrela de ouro do meu Paraná.
O hino municipal canta a juventude, a beleza, a importância de Nova Londrina. Estrela de ouro. Rainha do Noroeste. O passado é glorioso, o presente é feito de desafios e vitórias e o futuro se consolida a cada nova conquista na infraestrutura, na saúde, na educação, no esporte, no lazer, na qualidade de vida dos moradores.
O que vem pela frente? O prefeito Vico Bono responde: “Podemos esperar prosperidade”. A união do povo nova-londrinense é o que torna o município forte, afinal “a cidade se move com o apoio da população”.
O desejo é que todos desfrutem da felicidade.
NOBREZA
Nova Londrina ostenta o título de Rainha do Noroeste e quem explica a condição de nobreza é o prefeito Vico Bono:
No princípio, os resultados da produção agrícola superavam todos os números da região. Nova Londrina alcançou o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Noroeste e assumiu papel de destaque.
Hoje o município colhe os frutos do trabalho dos pioneiros, homens e mulheres de fibra, que vislumbraram no extremo-noroeste do Estado a possibilidade de chegar mais longe, vencer. Pessoas que deixaram como legado a perseverança, a dedicação, a fé em uma Nova Londrina cada vez melhor.