REINALDO SILVA
Da Redação
A diversificação fortalece o comércio. “Temos excelentes mercados, ótimas farmácias, lojas de calçados, de roupas, de eletrodomésticos, de materiais de construção… Paranavaí oferece tudo o que o cliente precisa”, afirmou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Ed Wilson Baldan Mendes.
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Ed Wilson, como é conhecido, fez uma série de ponderações sobre o desempenho do comércio e o papel da Aciap como agente de promoção do desenvolvimento. “Nosso negócio é fomentar a economia, é fazer o PIB de Paranavaí crescer.”
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, um estado ou uma cidade em determinado período.
Para cumprir essa missão, a Aciap conta com importantes parcerias, uma delas com o Sebrae, que tem como foco a transformação de pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável. Juntas, as duas entidades trabalham para incentivar o empreendedorismo.
A Aciap também mantém convênios com instituições financeiras para facilitar o acesso dos associados a linhas de crédito com condições facilitadas.
Ed Wilson citou outra ferramenta da Aciap que tem garantido bons resultados, os núcleos empresariais. Cada grupo é formado por representantes de um segmento, por exemplo, imobiliárias, recursos humanos, construção civil, informática e tecnologia. Os associados se reúnem para discutir estratégias conjuntas e crescimento.
REVITALIZAÇÃO
O presidente da Aciap defendeu a revitalização da área central da cidade e disse que essa deve ser uma preocupação do próximo prefeito de Paranavaí – a ser eleito no dia 6 de outubro. O aspecto visual é essencial para atrair os consumidores e movimentar o comércio local.
As discussões sobre investimentos no quadrante comercial se arrastam há anos. Além dos serviços de manutenção, com limpeza de ruas e calçadas, recuperação de canteiros e arborização, é necessário discutir a organização do trânsito e a segurança.
NATAL
Ed Wilson lembrou que o segundo semestre do ano sempre traz perspectivas positivas para o comércio de Paranavaí, em razão de algumas datas comemorativas importantes, caso do Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
Em relação ao fim do ano, o presidente da Aciap não deu detalhes, mas garantiu que a entidade está trabalhando para elaborar ações de fomento e divulgação das empresas da cidade. Os empresários também esperam as decisões do poder público para conhecer a decoração natalina. Recentemente, a prefeitura informou que dispõe de aproximadamente R$ 3 milhões para essa finalidade, ou seja, R$ 650 mil a mais que o valor gasto em 2023.