Morreu neste domingo (14), com apenas 18 anos de idade, Valdemar Moras Delatorre Filho. Segundo o radialista de Paranavaí Roy Junior, a causa da morte foi de mal súbito.
O jovem deixa enlutados o pai, Valdemar Delatorre, a mãe, Idalina Alves Domingues, e a irmã, Fernanda Delatorre.
O velório está acontecendo neste momento na Capela Prever de Paranavaí e segue até as 13h30.
A cerimônia de despedida será às 14h desta segunda-feira (15).
O que é um mal súbito?
Informações retiradas do site Clínica de Cardiologia e Reabilitação
Mal súbito x morte súbita
Primeiro, vale ressaltar que mal súbito é diferente de morte súbita. O mal súbito pode ser efeito de um quadro de desidratação ou hipoglicemia e causar um breve desmaio, sem levar, necessariamente, à morte.
A perda de consciência gerada pelo mal súbito pode ser também um sinal de casos mais sérios, como infarto, arritmias cardíacas e aneurismas, mas sem causar morte imediata. Já a chamada morte súbita é quando a pessoa vai a óbito de maneira repentina, sem previsão, sem algum trauma ou violência e, geralmente, é registrada nas primeiras horas do dia.
Quando há sintomas, a morte súbita pode acontecer logo após a primeira hora ou nas primeiras 24 horas após o aparecimento dos sinais. Na literatura, em 80% dos casos, a morte súbita está relacionada a doenças do coração, seguidas de doenças neurológicas.
Qual a principal causa do mal súbito?
A arritmia cardíaca é uma das principais causas do mal súbito. O distúrbio altera o ritmo do coração deixando os batimentos cardíacos mais acelerados ou mais lentos.
A desordenação no funcionamento do coração compromete sua função de bombear e distribuir o sangue pelo corpo. O resultado é a falta de oxigênio no cérebro e, como consequência da ausência de irrigação, a morte.
Mais causas cardiológicas do mal súbito:
- obstrução das artérias do coração: doença aterosclerótica coronariana, como a isquemia miocárdica e o infarto;
- doenças do músculo cardíaco: cardiomiopatia hipertrófica, de origem genética, na qual o coração fica hipertrofiado, com sua espessura aumentada.
Causas neurológicas do mal súbito:
- crise convulsiva aguda: relacionada a doenças como meningite e epilepsia ou até mesmo um sangramento;
- AVC hemorrágico: quando há lesão do tecido cerebral provocada por uma hemorragia no interior do crânio;
- AVC isquêmico: quando há perda de fluxo transitório (ou permanente) na região cerebral, em razão de algum bloqueio no fornecimento de sangue e oxigênio.