A nova Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), a organização que representa as 399 prefeituras do Estado, toma posse nesta quarta-feira, dia 5, às 9h, no Teatro UP Experience, na Universidade Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300, Bloco da Pós-Graduação, Ecoville.
Eleita no último dia 20 por consenso para um mandato de dois anos, a chapa “Juntos, construir o Paraná que queremos!” é encabeçada pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão (atual vice-presidente da AMP), Edimar Aparecido Pereira dos Santos. A nova Diretoria é formada por 75 integrantes – 9 do Conselho Diretor, 10 do Conselho Fiscal e 56 dos Comitês Permanentes.
Além de Edimar, integram o Conselho Diretor o primeiro vice-presidente e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o segundo vice-presidente e prefeito de Goioerê, Roberto Reis de Lima; o terceiro vice-presidente e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior; o primeiro secretário e prefeito de Vitorino, Marciano Vottri; o segundo secretário e prefeito de Terra Rica, Julio Cesar Leite; o primeiro tesoureiro e prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires; a segunda tesoureira e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e o diretor de Relações Institucionais e Políticas e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.
Conquistas – Edimar Santos sucederá o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, que marcou sua gestão por conquistas importantes: o fortalecimento institucional da Associação; o aumento das receitas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços); a criação da Universidade dos Prefeitos, em aliança com o Governo do Estado/Unitar/WFO; a maior participação da AMP na Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas); a ampliação do diálogo tanto com os prefeitos, prefeitas e as 19 associações regionais quanto com os Governos Federal e Estadual, o Poder Legislativo, o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Paraná; a criação do Movimento das Mulheres Municipalistas; a gratuidade do sistema de georreferenciamento dos municípios, em parceria com a Sedu/Paranacidade; a parceria com o Sebrae/PR no Programa Desenvolve Paraná”, e a parceria com o Tecpar na certificação de orgânicos.
“Quero fazer um agradecimento especial a todos que me ajudaram a presidir a AMP e que nos apoiaram. Juntos, prefeitos e prefeitas, deputados e deputadas e Governo do Estado mostramos a força do municipalismo e da união de todos pelo bem do Estado. Desejo sucesso à nova Diretoria”, comentou Júnior.
Edimar destacou o fato de ter 20% de mulheres prefeitas na sua chapa, de ter prefeitos de todas as regiões na Diretoria e de ter definido como meta ampliar as conquistas da atual gestão. “Nos últimos dois anos, a AMP ampliou as conquistas das prefeituras e se tornou uma das organizações municipalistas mais atuantes do Brasil. Vamos manter os projetos e ampliar estas conquistas, em benefício de todos os 399 municípios – pequenos, médios e grandes – do nosso Estado”, comentou.