Na próxima segunda-feira, 13 de fevereiro, será realizada a solenidade de posse da nova diretoria da Federação das
Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O evento será às 19 horas, no Castelo do Batel, em Curitiba, e contará com a presença de autoridades políticas, líderes empresariais e parceiros da entidade.
O empresário londrinense e atual presidente da Faciap, Fernando Moraes, foi reconduzido ao cargo durante a Assembleia Geral que ocorreu no dia 26 de novembro de 2022, em Foz do Iguaçu. Na ocasião, também foi eleita a Diretoria Executiva composta pelo Conselho de Administração e o Conselho Superior, que estará à frente da entidade no biênio 2023-2024.
Trabalhos no Estado – Além de dar sequência ao trabalho de aproximação com as Coordenadorias e associações comerciais, e com entidades do setor produtivo paranaense como Sebrae e G7, Fernando Moraes acredita que é preciso acompanhar mais de perto as pautas da Assembleia Legislativa, do governo do Estado e também nacionais. “Temos profissionais exclusivos para acompanhar de assuntos como logística, contratos de pedágio, tributação e outros que entrarão em pauta”, disse ele.
Governo federal
Moraes lembra também que entre os desafios da Faciap, está o trabalho em parceria com a CACB (Confederação Nacional) de acompanhamento das ações do governo federal. “Fiscalizar as prioridades do governo e interferir nelas quando necessário é, também, função do sistema Associativista, representante do setor produtivo”, disse.
Perfil do presidente – Fernando Moraes é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e coordenador do G7, grupo que reúne sete grandes entidades representantes do setor produtivo paranaense. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR em 2022.
É administrador de empresas, diretor comercial do grupo Móveis Brasília, principal revendedor de celular da Vivo no Brasil, com mais de 700 colaboradores. É certificado pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da ISE Business School, em São Paulo, e pelo Programa de Desenvolvimento de Competências de Liderança da IESE Business School, em Barcelona (ES).