Há mais de dez dias o tempo permanece estável no Paraná. O amanhecer é gelado, dentro da normalidade do inverno. À tarde o sol aparece, às vezes entre nuvens, mas ainda assim é capaz de elevar a temperatura máxima dia após dia. O cenário deve mudar a partir desta quarta-feira (16), com a aproximação de uma frente fria. Após a chuva, as temperaturas vão cair.
“A partir da quarta teremos mudanças nas condições do tempo, visto que temos o deslocamento de uma frente fria que avança pelo Sul do país, chegando ao Paraná entre o final da tarde e a noite de quarta-feira”, explica Paulo Barbieri, meteorologista.
A previsão é de pancadas de chuva isoladas neste período, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Na quinta-feira (17) a chuva chega a outras regiões do Paraná. “Após a chuva, o deslocamento desse sistema frontal para o oceano traz na sua retaguarda uma massa de ar frio que faz com que as temperaturas despenquem novamente em todas as regiões paranaenses”, diz Barbieri.
Noroeste
Segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no Noroeste do estado, as mudanças mais significativas ocorrem a partir de sexta-feira (18). Sem chuva prevista para a região, o tempo deve se manter firme e com temperaturas mais elevadas até quinta-feira. Nesse dia, a mínima prevista para Paranavaí é de 14°C. A máxima pode alcançar os 26°C.
Já na sexta-feira, o frio retorna com força à região. Paranavaí deverá ter um amanhecer gelado, com mínima de apenas 8°C. O sol aparece e, ao longo do dia, ajuda a elevar as temperaturas. A máxima prevista é de 22°C.
O fim de semana também será marcado pelo frio. No sábado (19), ainda com tempo firme, as temperaturas vão variar entre 11°C e 24°C. Já no domingo (20) esquenta um pouco mais. A mínima será de 13°C em Paranavaí e a máxima deve chegar aos 25°C.
Com informações da Agência Estadual de Notícias