Uma nova linhagem da dengue foi detectada pela primeira vez no Brasil em um homem de Aparecida de Goiânia (GO) por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO). O genótipo do sorotipo 2, também conhecido como genótipo cosmopolita, é a linhagem do vírus da dengue mais disseminada no mundo, mas nunca havia sido encontrada no país. O Brasil vive um surto da doença, com mais de 500 mil casos registrados entre janeiro e abril.
O achado representa o primeiro registro oficial desta linhagem na América do Sul e o segundo nas Américas, já que no Peru houve um surto deste subtipo em 2019. Atualmente predomina no Brasil o vírus da dengue conhecido como genótipo 3 do sorotipo 2, ou genótipo asiático-americano.
Segundo a Fiocruz, a identificação foi feita em fevereiro a partir de uma amostra de um caso ocorrido no final de novembro na cidade goiana. A detecção foi comunicada às secretarias municipal e estadual e ao Ministério da Saúde e um artigo detalhando a descoberta foi publicado na plataforma de preprints medRxiv.
O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti
e tem quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4,. Cada um deles pode se dividir em diferentes linhagens ou genótipos por causa das variações genéticas sofridas. A linhagem encontrada no Brasil é uma das seis do sorotipo 2 da dengue.
Dengue em Paranavaí
O Boletim da Dengue de Paranavaí mostra que desde o dia 1º de agosto de 2021 até a última quinta-feira (12), o município notificou 1.636 casos suspeitos de
dengue. Deste total, 538 casos foram confirmados, 1.076 descartados e 22 ainda estão suspeitos (aguardando resultado). Nenhuma morte por dengue foi confirmada no período.
Lembrando que os números são contabilizados a partir do dia 1º de agosto de 2021, seguindo o ano epidemiológico estabelecido pela SESA (Secretaria de Estado da Saúde).
Esta luta ainda não acabou, e ela é de todos nós. Faça sua parte!
Instituto Butantan