Cibele Chacon – da redação
A Academia de Letras e Artes de Paranavaí realizará, neste sábado (9), a sessão solene de posse de sua nova diretoria. Um momento especial que será marcado pela presença da presidente eleita, Adriana Prado, escritora e atriz com formação em Artes Cênicas, que assume o cargo com bastante entusiasmo justamente na Semana da Mulher.
Adriana Prado, que se torna a mais jovem presidente da academia, expressa sua felicidade, especialmente por assumir o cargo durante a Semana da Mulher. “Fico feliz pela confiança em que todos os acadêmicos depositaram em mim. Sou a Acadêmica mais jovem, conhecida até como a ‘menina presidente’”, diz, destacando a importância da representatividade feminina.
A nova presidente ressalta que a conquista não é apenas sua, mas de todas as mulheres que vieram antes dela, lutando por voz e espaço. “Vejo que esta conquista não é só minha, mas de muitas mulheres, minha avó, minha irmã, minha tia, uma amiga, todas as mulheres que vieram antes de mim, e lutaram por ter voz e vez”, afirma Adriana.
Com a posse, a nova diretoria da Academia de Letras e Artes de Paranavaí traça planos ambiciosos para o futuro. Adriana destaca alguns dos desafios a serem enfrentados, incluindo a valorização da academia e a promoção da cultura local. “Temos muitos desafios a superar. Um dos nossos objetivos é valorizar a Academia, através das apresentações dos trabalhos de nossos Acadêmicos, ações voltadas à comunidade com o objetivo de despertar novos escritores, artistas plásticos, poetas e declamadores em nossa cidade e região”, diz.
A presidente também destaca a importância de aproximar a academia dos jovens e das crianças, permitindo que conheçam e se envolvam com a cultura e a arte da cidade. “Queremos que nossa academia se aproxime mais dos jovens, crianças, que nos conheçam, e a partir de nós conheçam a cultura e a arte de nossa cidade.”
Para alcançar esses objetivos, a nova diretoria planeja ser mais ativa em oficinas, debates e ações culturais em parceria com escolas e universidades. “Pretendemos participar mais ativamente dos eventos culturais desenvolvidos na cidade, até já estamos acompanhando os eventos culturais promovidos pelo SESC e a Fundação Cultural no dia da mulher”, destaca.
Adriana Prado também reforça o resgate da valorização dos escritores de Paranavaí e região, incluindo a retomada do concurso literário da academia. “Um dos pontos que queremos voltar é o concurso literário da academia. O último foi realizado antes da pandemia”, afirma.