Nova Londrina está entre os 24 municípios do Paraná contemplados pelo programa do Governo do Estado que prevê a construção de novas sedes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado das Cidades e faz parte de um amplo investimento voltado ao fortalecimento da educação especial em todas as regiões paranaenses.
Após a inauguração das novas unidades em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul, o Estado mantém um ritmo intenso de obras e projetos, somando R$ 56 milhões em investimentos. Em Nova Londrina, a nova sede da APAE encontra-se atualmente na fase de análise e elaboração de projeto, etapa que antecede os processos de licitação e início das obras.
Educação especial como prioridade
O programa estadual contempla municípios em diferentes estágios de execução. Enquanto algumas cidades já possuem obras praticamente concluídas, como Altamira do Paraná e Douradina, outras avançam em ritmo acelerado ou estão em fases iniciais. Nova Londrina integra o grupo de municípios que já contam com projetos em desenvolvimento, o que representa um passo importante para a modernização da estrutura de atendimento às pessoas com deficiência no município.
As novas sedes seguem um padrão de acessibilidade e estrutura moderna. Todos os espaços são adaptados para atender as necessidades dos estudantes, com salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, salas de professores e direção, além de ambientes destinados a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
História
Criadas em 1954, as primeiras APAEs surgiram para prestar assistência às pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, promovendo educação, saúde e inclusão social. Atualmente, o Paraná conta com 350 associações que atendem cerca de 45 mil alunos em todas as regiões do Estado.
Em todo o Brasil, as escolas que atendem esse público costumam ser instaladas em prédios adaptados ou mantidos com o esforço de famílias e entidades filantrópicas. No Paraná, o Governo do Estado vem mudando essa realidade, garantindo que as APAEs tenham espaços próprios, planejados e acessíveis, reafirmando o compromisso com uma educação que acolhe e respeita cada estudante.
Confira a relação das cidades:
– Nova laranjeiras-
– Flor da Serra do Sul
– Altamira Paraná
– Douradina
– Piên
– Guamiranga
– Nossa Senhora das Graças
– Prado Ferreira
– Boa Vista da Aparecida
– Ariranha do Ivaí
– Santo Inácio
– Cambira
– Rio Branco do Ivaí
– Capitão Leônidas Marques
– Kaloré
– Tunas do Paraná
– Alto Paraíso
– Roncador
– Nova Londrina
– Guaraniaçu
– Catanduvas
– São Tomé
– Cantagalo
– Rio Bonito Iguaçu
– Arapongas



