(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Construção de APAEs avança em 24 municípios do Paraná com investimentos de R$ 56 milhões Foto: Geraldo Bubniak/AEB

NOVA LONDRINA

Nova sede da APAE está entre os projetos do Governo do Estado para ampliar a educação especial

Nova Londrina está entre os 24 municípios do Paraná contemplados pelo programa do Governo do Estado que prevê a construção de novas sedes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado das Cidades e faz parte de um amplo investimento voltado ao fortalecimento da educação especial em todas as regiões paranaenses.

Após a inauguração das novas unidades em Nova Laranjeiras e Flor da Serra do Sul, o Estado mantém um ritmo intenso de obras e projetos, somando R$ 56 milhões em investimentos. Em Nova Londrina, a nova sede da APAE encontra-se atualmente na fase de análise e elaboração de projeto, etapa que antecede os processos de licitação e início das obras.

Educação especial como prioridade

O programa estadual contempla municípios em diferentes estágios de execução. Enquanto algumas cidades já possuem obras praticamente concluídas, como Altamira do Paraná e Douradina, outras avançam em ritmo acelerado ou estão em fases iniciais. Nova Londrina integra o grupo de municípios que já contam com projetos em desenvolvimento, o que representa um passo importante para a modernização da estrutura de atendimento às pessoas com deficiência no município.

As novas sedes seguem um padrão de acessibilidade e estrutura moderna. Todos os espaços são adaptados para atender as necessidades dos estudantes, com salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, salas de professores e direção, além de ambientes destinados a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

História

Criadas em 1954, as primeiras APAEs surgiram para prestar assistência às pessoas com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências, promovendo educação, saúde e inclusão social. Atualmente, o Paraná conta com 350 associações que atendem cerca de 45 mil alunos em todas as regiões do Estado.

Em todo o Brasil, as escolas que atendem esse público costumam ser instaladas em prédios adaptados ou mantidos com o esforço de famílias e entidades filantrópicas. No Paraná, o Governo do Estado vem mudando essa realidade, garantindo que as APAEs tenham espaços próprios, planejados e acessíveis, reafirmando o compromisso com uma educação que acolhe e respeita cada estudante.

Confira a relação das cidades:

– Nova laranjeiras- 

– Flor da Serra do Sul

– Altamira Paraná 

– Douradina 

– Piên 

– Guamiranga 

– Nossa Senhora das Graças 

– Prado Ferreira 

– Boa Vista da Aparecida 

– Ariranha do Ivaí

– Santo Inácio 

– Cambira

– Rio Branco do Ivaí

– Capitão Leônidas Marques 

– Kaloré

– Tunas do Paraná 

– Alto Paraíso 

– Roncador 

– Nova Londrina

– Guaraniaçu 

– Catanduvas

– São Tomé

– Cantagalo

– Rio Bonito Iguaçu

– Arapongas

Compartilhe: