Na tarde terça-feira (14) foi inaugurada a nova Delegacia de Polícia Civil em Alto Paraná. As instalações estão localizadas na Rua Édison, 2180, e oferecem melhor atendimento à população e condições de trabalho aos policiais da unidade.
“Um local de melhor acesso para a população, mais bem localizada e perto do fórum, facilitando a locomoção de quem vem registrar algo nesta delegacia e no fórum da cidade”, disse o titular da 22ª Delegacia de Alto Paraná, Humberto Emmanuel Braga.
O novo espaço tem cartório para atendimento ao público, sala para atendimento de vítimas de violência doméstica e crimes contra vulneráveis, além de ambiente para investigações. O antigo prédio usado pela Polícia Civil era compartilhado com a Polícia Penal.
Participaram da solenidade o prefeito de Alto Paraná, Claudemir Jóia Pereira (Palito); prefeito de Santo Antônio do Caiuá, Gabriel Fachiano; prefeito de São João do Caiuá, Stefan Pauka; delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, delegado-chefe da Divisão Policial do Interior, Lanevilton Moreira, delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial, Luiz Mânica; delegado-chefe da Divisão de Polícia Metropolitana, Fábio Amaro, delegados da PCPR, além de lideranças locais e representantes do Poder Judiciário e Ministério Público.
O prefeito de São João do Caiuá, Stefan Pauka, destacou que acredita na união das instituições públicas. “Não é porque o Estado financia a Polícia Civil que as prefeituras não podem ajudar.”
Além de Alto Paraná, os serviços 22ª Delegacia abrange outras duas cidades: São João do Caiuá e Santo Antônio do Caiuá. O horário de atendimento ao público na da unidade é de segunda à sexta-feira das 9h às 17h.
A mudança de prédio da Delegacia Alto Paraná e melhorias na condição de tra
balho das equipes policiais fazem parte de um planejamento montado pela Polícia Civil do Paraná. “Desde 2019 vem passando por uma transformação”, afirmou o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach
Entre as melhorias feitas estão a implantação do programa de reposição permanente de efetivo, renovação da frota e armamentos, além do alto investimento em tecnologia para o setor de inteligência e investigação.
Os investimentos feitos já trazem resultados positivos. Os números de elucidação de crimes tiveram aumento significativo. “A Polícia Civil do Paraná hoje é referência nacional na elucidação de homicídios”, destacou Rockembach.