(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SIMEPAR

Novembro começa com chuva, mas sol aparece com mais frequência na segunda quinzena

O mês de novembro começará com tempo chuvoso no Paraná devido à atuação de alguns sistemas meteorológicos que já impactam o Estado desde as últimas semanas de outubro. Porém, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tendência é de que, na segunda quinzena do mês, as cidades paranaenses finalmente tenham mais dias de sol e o tempo fique um pouco mais quente.

Os dias chuvosos também deixaram as temperaturas mais baixas, na última semana, principalmente no Centro e no Leste do Paraná. Outubro é um mês que historicamente registra altos acumulados de chuva por conta dos sistemas convectivos de média escala, que causam chuvas com duração de 6h a 12h, mas há outro fenômeno fazendo a chuva durar mais no Estado nas últimas semanas. 

“É a oscilação Antártica, que acontece entre a Antártica e o sul da América do Sul. Na fase negativa este fenômeno favorece o deslocamento de mais frentes frias nesta época do ano pelo sul do Brasil e os sistemas convectivos se tornam mais frequentes, mais persistentes”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. 

No primeiro dia de novembro, há previsão de chuva rápida e localizada à tarde na região Leste. No Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte o dia já começa com a ocorrência de tempestades localizadas, causadas por áreas de instabilidade que chegam à partir do Paraguai. Há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. 

Já no Finados, domingo (02), a chuva será mais abrangente e persistente em todo o Estado da madrugada até a tarde, e os maiores volumes de chuva, acima de 50 mm, estão previstos para as regiões Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais. A chuva virá acompanhada de raios e há a possibilidade de precipitação de granizo localizada nestas regiões, além de rajadas de vento ocasionais entre 50 km/h e 70 km/h. As tempestades se afastam na direção de São Paulo até a noite. 

Em novembro o volume de chuvas na média histórica é mais baixo do que em outubro.

Compartilhe: