A Secretaria da Educação abriu nesta semana as inscrições para o processo de chamamento público voltado a fornecedores de materiais didáticos que abordem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Eles visam a recomposição da aprendizagem e o reforço no desempenho dos alunos nas redes estadual e municipal de ensino. As inscrições, que seguem até 23 de setembro, são destinadas exclusivamente a materiais já prontos para uso, com foco no apoio pedagógico de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
O objetivo da iniciativa, de acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, é fortalecer as políticas voltadas à melhoria da aprendizagem e dos indicadores educacionais. “O SAEB é uma ferramenta essencial para medir o desempenho dos estudantes em todo o Brasil. Ter materiais específicos sobre esse sistema permite preparar melhor tanto os professores quanto os alunos, ajudando a alcançar melhores resultados nos indicadores”, afirma.
Os materiais submetidos serão avaliados e classificados conforme os critérios estabelecidos no edital, voltados ao auxílio à formação docente e desenvolvimento dos estudantes nas fases iniciais e finais da escolarização básica. A previsão é de que os novos materiais passem a ser utilizados a partir de 2025 por professores e alunos da rede. Eles devem estar em conformidade Base Nacional Comum Curricular.
“Tais recursos auxiliarão os professores a trabalharem de forma mais eficiente nas temáticas do SAEB, proporcionando ferramentas pedagógicas para melhora no ensino e na aprendizagem, ajudando a garantir que os alunos concluam essas etapas com a proficiência necessária”, complementa o secretário.
O SAEB é composto de avaliações de língua portuguesa e matemática. O guia de orientação ao professor deve contemplar os conteúdos, objetivos de aprendizagem, orientações, resolução de atividades, encaminhamentos e habilidades relacionadas.
Os estudantes do ensino médio das escolas paranaenses obtiveram as melhores notas de língua portuguesa do último SAEB, cujos resultados interferem diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nas provas do Saeb voltadas aos últimos anos do ensino fundamental, que compreende os estudantes do 6º ao 9º ano (ainda que as provas sejam aplicadas no 9º ano), o Paraná também se destacou: o desempenho foi especialmente notável em matemática, disciplina em que os estudantes do Estado lideraram o ranking geral.