(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Novo LIRAa registra índice de 2,7 e médio risco de infestação do mosquito da dengue em Paranavaí

Os agentes de endemias inspecionaram 2.228 imóveis entre os dias 4 e 7 de novembro.

O novo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) feito pela Vigilância em Saúde de Paranavaí, registrou índice de 2,7, representando médio risco de infestação e ritmo lento de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegytpi nos bairros da cidade. Os agentes de endemias inspecionaram 2.228 imóveis entre os dias 4 e 7 de novembro.

Todos os cinco setores inspecionados pelos agentes de endemias estão com médio risco de infestação. A pior situação está no Estrato 4, que engloba as regiões do Jardim Santos Dumont, Vila Operária e Conjunto Éttore Giovine. Lá, o índice de infestação registrado é de 3,6. No Estrato 1, que engloba a região do Centro e Guanabara, o índice registrado foi de 3,2.

No Estrato 2, que engloba as regiões do Ouro Branco, Ouro Verde, Silvio Vidal e Campestre, o índice está em 2,4. Já no Estrato 5, que engloba as regiões do Morumbi, Jardim América, Jardim das Nações, Sumaré, Distrito Industrial e Vila Paris, o índice é em 2,2. É no Estrato 3, que engloba as regiões dos jardins São Jorge, Simone, Vista Alegre, Santa Maria, Três Conjuntos e Matarazzo, o índice de infestação registrado é de 2,1.

“O problema continua sendo os depósitos móveis, como vasos e pratinhos om água, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros de animais, garrafas e outros recipientes nos quintais. Esse nosso clima quente intercalado com chuvas é a condição perfeita para que os ovos do mosquito venham a eclodir e se transformem em larvas que ficam nesses depósitos de água. É necessário estarmos sempre de olho, sempre atentos, porque a dengue se combate todo dia”, ressalta o assessor de Combate a Endemias da Vigilância em Saúde, Tiago Dias de Almeida.

O último Boletim da Dengue de Paranavaí mostra que desde o dia 1º de agosto até esta quinta-feira, dia 7 de novembro de 2024, o município notificou 212 casos suspeitos de dengue. Deste total, 18 casos foram confirmados, 189 descartados e 5 casos estão suspeitos (aguardando resultado). Nenhuma morte por dengue foi confirmada no período.

FONTE: Prefeitura de Paranavaí

Compartilhe: