(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FEMUP

Novo livro do premiado escritor Éder Rodrigues será lançado neste sábado

Neste sábado, dia 11 de novembro, o premiado escritor Éder Rodrigues estará em Paranavaí/PR para o lançamento nacional do seu novo livro Nem todo adeus habita o olhar antes do aceno, publicado pela Editora Telucazu. O livro reúne 10 contos atravessados pela linha indecifrável do adeus e mergulha, de forma incontornável, no labirinto de silêncios que nos rodeiam no momento em que o ato de se despedir desconstrói sentidos e

significâncias.

A obra Nem todo adeus habita o olhar antes do aceno está dividida em duas partes: O adeus desenhado com ponta de carvão e O olhar costurado com linha de pesca. A subdivisão sinaliza a profusão poética e também as narrativas que aprofundam o limiar delicado e abismal que tem se tornado uma marca do autor. Os adeuses que o livro corpografa estão diluídos nessas duas partes que remontam a tudo o que fica depois das inúmeras variações do que chamamos de partida, e também ao que se parte depois de não mais pulsar aquilo que, antes, figurava como se fosse para sempre. A forma como cada uma das narrativas é contada chama a atenção pela densidade da colisão entre o ser e o irreparável da própria existência humana.

 Sobre a temática que atravessa todos os contos do livro, o autor pontua. “Torna-se super complexo tecer um convite ao leitor para experienciar a leitura de uma obra que nos devasta, que sopra o viés reticente do que nós fica em forma de ausência.

Nem todo adeus habita o olhar antes do aceno não é um livro simples. Dói. Extirpa. Consterna. É um trabalho minucioso realizado em torno dos silêncios, do que não é dito, do que humaniza, mas que também tensiona a experiência inenarrável do adeus. Porém considero ser esse o papel da literatura, o de propor uma jornada que não recua diante das camadas de profundezas que o doído das coisas desestabiliza”.

O livro chega com uma edição especialíssima da Editora Telucazu, conta com imagens de capa e miolo do artista Raique Moura, texto de apresentação do editor, André Kondo, Arte final de Lilly Araújo e posfácio da escritora e professora/doutora Cinara de Araújo, da Universidade Federal do Sul da Bahia.

A escolha da 58ª Edição do FEMUP para a realização do lançamento nacional do livro tem uma especialidade afetiva que merece destaque, já que o autor é um dos escritores mais premiados da história do FEMUP. Desde a edição de 2006, o também poeta e dramaturgo, tornou-se uma presença marcante no festival. Éder Rodrigues também estará na programação do FEMUP desse ano, onde celebra a 14ª indicação ao prêmio e a estatueta mais cobiçada do circuito literário nacional.

O lançamento ocorrerá no próximo sábado, dia 11/11/2023, no SESC (próximo à Praça dos Pioneiros), às 14h30. O evento é promovido pela Fundação Cultural de Paranavaí e integra a Programação da 58ª Edição do FEMUP.

 

Outro lançamento – O LIVRO DO AMOR : Já “O Livro do Amor” é o primeiro título editado pela Doarte Edições. “Uma declaração de amor diluída em versos”, assim está definida esta obra na carta de apresentação endereçada a Aurora por Dimas, personagens criados pelo autor para retratar, em versos, o transbordamento dos corações que se espaçam para caberem, um no outro. Em trinta poemas escritos na pressa de um mês, Dimas revela a Aurora a grandeza e a doçura de seu amor, feito de presenças e saudades. O livro do amor: o amor diluído em trinta poemas.

O autor Giuseppe Caonetto (1962) é natural de Paranavaí-PR. Editor, poeta e escritor. Licenciado em Letras (Fafipa/Unespar, 1989). Especialista em Língua Portuguesa (Fafipa/Unespar, 1992). Bacharel em Direito (Fundinopi/CCSA/UENP, 1997). Concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores (Metamorfose Cursos, 2022). Selecionado para o CLIPE 2023 – Curso Livre de Preparação de Escritores, Coordenado pelo Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas. Publicou Santo Rosário: um tesouro mariano (Vozes, 2010), Para que os olhos falem: poemas ternos (poesia, edição do autor, 2012; Doarte Edições, 2023, eBook), Doarte (poesia, EGP, 2016; Doarte Edições, 2023, eBook) e Trilhas sazonais: versos liturgos, em coautoria com Lilia Souza (poesia, Sarau das Letras, 2020). Participou das antologias Poetrix 2 (MIP, 2007), Poetrix 5 (Scortecci, 2017), Poetrix 6 (Rumo Editorial, 2019), Prêmio CNNP (Vivara, 2015), 1001 Poetas (Casa Brasileira de Livros, 2022) e TikTextos (Metamorfose, 2022). Premiado no 54º FEMUP – Festival de Música e Poesia de Paranavaí (2019).

A capa do novo livro Éder Rodriues, autor que se apresenta em Paranavaí neste sábado para o lançamento
Compartilhe: