(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

NO CAMPO

Novo vazio sanitário da soja traz benefícios para o produtor rural

O vazio sanitário da soja – período em que é proibido cultivar ou manter plantas da oleaginosa no campo – transcorrerá de forma escalonada na próxima safra, levando em consideração aspectos como as características climáticas de cada região. Publicada no dia 13 de maio, a Portaria 1.111/24, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dividiu o Paraná em três regiões (confira abaixo em qual região está o seu município), cada uma com calendário próprio para o vazio sanitário e para a semeadura para a próxima temporada. O escalonamento atende a um pedido do Sistema FAEP/SENAR-PR e de outras entidades do setor agropecuário.

“Essa nova portaria traz alterações importantes, como a unificação do vazio sanitário e do calendário de semeadura, que antes era divulgado separadamente; amplia para 120 dias corridos de período de semeadura para todas as regiões e coloca Ortigueira na Região I, por conta das características climáticas mais semelhantes. Tudo isso foram pedidos do Sistema FAEP/SENAR-PR, para beneficiar os nossos produtores rurais”, destaca o presidente da entidade, Ágide Meneguette.

Segundo a portaria do Mapa, a Região 1 do vazio sanitário da soja envolve municípios do Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. Para este grupo, o vazio sanitário deve ser respeitado entre 21 de junho e 19 de setembro. A partir de 20 de setembro, os produtores rurais estão autorizados a proceder com a semeadura, cuja janela se estende até 18 de janeiro de 2025.

Maior faixa definida pelo Mapa, a Região 2 do vazio sanitário da soja abarca municípios das regiões Norte, Noroeste, Oeste e Centro-Oeste. Nessa faixa, o vazio sanitário ocorre mais cedo: entre 2 de junho a 31 de agosto. A janela de plantio se dará entre 1º de setembro a 30 de dezembro.

A Região 3, por sua vez, a menor do estado, conforme o zoneamento definido na portaria para o novo vazio sanitário da soja, compreende municípios do Sudoeste do Paraná. O vazio sanitário ficou estabelecido entre 22 de junho a 20 de setembro. Assim, os produtores podem fazer o plantio entre 21 de setembro e 19 de janeiro de 2025.

Para a Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, as mudanças na Portaria beneficiam os agricultores, que poderão se organizar, já que a as portarias unificadas ficaram mais práticas para consulta, foram divulgadas com antecedência e com alinhamento do fim do vazio com início da semeadura, o que não ocorreu ano passado.

“Essas mudanças trazem inúmeras vantagens, como a Região II com mais 20 dias para plantar em relação ao ano passado e os calendários regionalizados, conforme época habitual de semeadura recomendado para cada região, de acordo com o clima. Tudo isso sem prejuízo do controle da ferrugem”, destaca Ana Paula.

O vazio sanitário da soja visa evitar que lavouras paranaenses se tornem hospedeiras do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática da soja. O intervalo de 90 dias em que é proibido semear ou manter plantas da oleaginosa é considerado a principal medida de combate à doença, que se notabiliza pelo potencial de disseminação e pelos prejuízos que causa aos produtores.v

Compartilhe: