Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) – Norte Pioneiro, Afluentes do Médio Iguaçu e Baixo Ivaí e Paraná 1 – vão se reunir na próxima semana, entre terça (19) e quinta-feira (21), para discutir temas relacionados à gestão da água no Paraná. Os encontros serão virtuais, com transmissão pelo YouTube.
As ações estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.
Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e o Decreto Estadual nº 9.130/2010.
BAIXO IVAÍ E PARANÁ 1 – O último encontro da semana será a 14ª Reunião Ordinária do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1, que ocorre na quinta-feira (21). Os destaques da pauta incluem a recomposição da mesa diretora, a discussão e aprovação do relatório de atividades de 2024 e do plano de trabalho para 2025, e a aprovação de um novo regimento interno.
O Comitê do Baixo Ivaí e Paraná 1 abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km², que engloba total ou parcialmente 53 municípios.
O CBH Norte Pioneiro encerra as atividades de 2024 na terça-feira (19) com a 26ª Reunião Ordinária. Também na terça (19), o CBH dos Afluentes do Médio Iguaçu organiza chamada de setoriais para preencher vagas remanescentes no órgão colegiado. A partir das 14h serão convocadas instituições ligadas ao Poder Público, sendo duas vagas para representantes municipais e uma para representante estadual. Em seguida, às 15h, será feita a convocação setorial para usuários da água, contando com duas vagas para o setor de agropecuária e irrigação (incluindo piscicultura), duas para captação industrial e diluição de efluentes industriais, e uma para o setor de lazer.