Paranavaí está de luto. A pequena Elisa Hanely Niehues, de apenas 4 anos e meio, faleceu nesta quinta-feira (11) devido a complicações decorrentes da Influenza H1N1. A notícia entristeceu a todos que realizaram muitas orações e acompanharam a batalha da menina contra a doença.
Elisa foi diagnosticada com H1N1 na última quinta-feira (27), após um exame de sangue realizado na Santa Casa de Paranavaí. Com o agravamento de seu quadro clínico, ela foi transferida para o Hospital Bom Samaritano, em Maringá, onde ficou internada desde então na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Durante a internação, Elisa enfrentou uma série de complicações graves. Além da pneumonia, a menina sofreu uma hemorragia interna e uma queda acentuada nas plaquetas, o que exigiu transfusões de sangue e plaquetas. A infecção também afetou seus rins, necessitando sessões de hemodiálise.
A situação se tornou ainda mais difícil quando, na terça-feira (9), a mãe de Elisa, Kátia Hanely Santos Niehues, informou pelas redes sociais: “os médicos disseram que não tem mais o que fazer”.
A comunidade escolar também expressou seu pesar. A escola onde Elisa estudava emitiu uma nota nesta quinta-feira: “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento da nossa aluna Elisa Hanely Niehues. Nossas condolências aos familiares e amigos por essa perda irreparável”.
A mãe, Kátia Hanely, informou que o velório de Elisa será realizado a partir da meia-noite na Capela do Prever em Paranavaí. A cerimônia de despedida será às 15h desta sexta-feira (12) no Distrito de Mandiocaba.