Hoje é oportuno lembrar o aniversário da Guarda Mirim, inaugurada em 26 de abril de 1972. Nosso resgate será de uma maneira muito especial, nos valendo da memória de um dos fundadores, o bioquímico Paulo Hoff, hoje residente em Brasília e um leitor assíduo do Diário do Noroeste. Ele gentilmente enviou a foto e nos contou detalhes que narramos a seguir.
Na imagem estão o ex-prefeito Dionísio Dal-Pra; Paulo Hoff, então presidente do Rotary Club Paranavaí, além de um terceiro adulto, o responsável pela orientação dos adolescentes na instituição.
Paulo Hoff lembra que cabia ao clube de Rotary, através da associação, fornecer o uniforme aos jovens, sendo que a Prefeitura assistia as famílias deles para suprir as necessidades imediatas.
O fundador detalha que somente podia participar o menino que estivesse estudando, e a atuação nas empresas se dava no contraturno.
Existia limite de idade para ingressar na Guarda e os jovens trabalhavam como auxiliares nos diversos órgãos. Além do trabalho havia aulas de civismo e de boas maneiras.
Hoff ficou na cidade por 11 anos e, mesmo morando na capital federal, nunca deixa de ver as notícias da região através do Diário do Noroeste. “Agradeço ao DN pela atenção, bem como parabenizo a todos que ajudaram a manter viva esta bela organização. Com certeza, o DN é a minha primeira leitura no dia”, diz. E define: “Saí de Paranavaí, mas ele não sai da nossa vida”. Paulo Hoff foi um dos fundadores do Laboratório Oswaldo Cruz juntamente o Doutor Luizinho Donida.
NR: O Diário do Noroeste agradece a oportuna colaboração.
Se você tem uma foto “daquele tempo” envie para o Diário do Noroeste contendo uma breve descrição e identificação das pessoas (paranavai@diariodonoroeste.com.br).