Não existem registros históricos que permitam uma conclusão definitiva
A maioria das pesquisas sobre o assunto vão apontar que a celebração do Natal teve início entre os séculos II e IV d.C. A data oficial do Natal foi proclamada pelo papa Júlio I, alguns anos após o primeiro registro histórico da celebração, em 336, durante o reinado do imperador Constantino. A comemoração, contudo, teria iniciado muitos anos antes, segundo estudo realizado pelo professor da Universidade Sanata Dharma, na Indonésia, Martinus Ariya Seta.
Segundo seus estudos, uma teoria sugere que a data de nascimento de Jesus não está ligada aos rituais pagãos de adoração ao Sol Invictus, Saturnália e Mitra, já que as festas pagãs não eram celebradas em 25 de dezembro. “O Sol Invictus provavelmente era celebrado em 8, 9 ou 28 de agosto, 19 ou 22 de outubro ou 11 de dezembro. A Saturnália era celebrada entre 17 e 23 de dezembro. Quanto a Mitra, não há evidências convincentes de que ele tenha sido celebrado em 25 de dezembro”, escreveu em recente artigo sobre o tema. Três manuscritos diferentes, afirma Ariya Seta, provam que o Natal era celebrado antes de 336 d.C.: Didascalia Apostolorum, Liber Pontificalis e Epístola de Teófilo. Os textos fornecem informações sobre a vida pastoral dos primeiros cristãos, suas cerimônias religiosas (liturgias) e os nomes dos papas.
Didascalia é um texto antigo de 250 d.C. O texto menciona a celebração da Epifania, a manifestação de Cristo às pessoas comuns. O texto da Didascalia afirma que a Epifania é celebrada todo dia 6 de janeiro no calendário juliano. “Quando convertemos essa data para o calendário gregoriano, um calendário solar que tem sido amplamente usado desde 1582 EC até agora, a Epifania cai em 25 de dezembro.”
Liber Pontificalis, que contém uma curta biografia dos papas, sugere a celebração do Natal no século II d.C. O texto revela que o Papa Teles- phorus (125-136 d.C.) instruiu a celebração do nascimento de Jesus. O texto não menciona a data do festival. No entanto, Liber Pontificalis prova que a história da celebração do Natal é mais antiga. A Epístola de Teópilo menciona 25 de dezembro como a data da celebração do nascimento de Jesus. O texto sugere que a celebração foi anterior a 196 d.C., portanto, é provável que o Natal tenha sido celebrado antes disso. “Os três textos provam que a origem do Natal não está nas celebrações do Sol Invictus, da Saturnália ou de Mitra, e que os cristãos celebram o Natal desde o século II d.C.”