Geraldo Felippe teve uma vida plena. Trabalhou muito, constituiu família, empreendeu em várias áreas do comércio e da indústria. Hoje, 11 anos após a sua despedida, o Diário do Noroeste conta a sua história. Líder das Casas Felipe, grupo adquirido por Magazine Luiza, Geraldo, aos 70 anos, empreendeu outro grande projeto: a introdução da avicultura em Paranavaí.
A iniciativa deu muito certo. Tanto que, a partir da construção do abatedouro, indústria de ração e outros setores, centenas de empreendedores se juntaram na montagem de aviários de criação de frangos. Atualmente a avícola, iniciada em 1993 e que pertence a um grande grupo empresarial, é uma das grandes geradoras de emprego e renda, além de impostos ao município. A inauguração oficial da avícola aconteceu em 16 de dezembro de 1995.
Falecido em 2011, Geraldo Felippe deixou exemplos de discrição e de respeito para com todos. Mesmo presidente de grandes empresas, sempre estava ao lado da equipe, inclusive nas refeições e assuntos do dia a dia.
Cidadão do Paraná – A sua capacidade empresarial e de fazer amigos gerou uma grande homenagem: no dia 24 de novembro de 2007, o empresário recebeu o título de Cidadão Honorário do Paraná, o primeiro paranavaiense a ganhar tal honraria. Entrega realizada em sessão solene descentralizada da Assembleia Legislativa, no Teatrto Municipal Doutor Altino Costa em Paranavaí.
O título foi concedido pela Lei Estadual nº 15.669, de 31 de outubro de 2007, proposto pelo então deputado estadual Antonio Teruo Kato, aprovado de forma unânime pela Assembleia Legislativa.
Em seu pronunciamento, quando da entrega da honraria, Geraldo Felippe avaliou que o título foi fruto da generosidade do deputado Teruo kato e dos demais deputados. “Podem ter certeza de que este mineiro de nascimento, mas paranavaiense de coração, saberá honrar este glorioso título de Cidadão Honorário do Paraná”.
Outras homenagens – Em 1978, por iniciativa do então vereador Odair Pereira, Geraldo Felippe recebeu o Título de Cidadão honorário de Paranavaí, entregue pelo então prefeito José Vaz de CArvalho.
Em abril de 2013, dois anos após a sua morte, Felippe foi novamente homenageado pela Alep. Desta vez, por força de lei, a Casa denominou de Geraldo Felippe o trecho da PR-218, que liga Loanda a Santa Cruz de Monte Castelo.
O empresário também foi homenageado pelo Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí. O anfiteatro da instituição leva o nome de Geraldo Felippe.
Igual homenagem que o tempo não apagará. O município de Paranavaí designou de Geraldo Felippe o Conjunto Residencial de 445 unidades habitacionais destinadas ao atendimento de famílias com renda de até três salários mínimos. Uma justa homenagem, já que o conjunto que abriga trabalhadores leva o nome de um grande trabalhador brasileiro. O conjunto fica na região do Jardim São Jorge, saída para Tamboara.
Dentre as muitas homenagens, foi ainda agraciado com a Medalha do Mérito da Indústria da Fiep.
Datadas marcantes – Geraldo Felipe nasceu no dia 28 de outubro de 1925 na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso. Em 1950, mudou-se para Paranavaí e em 1952 fundou as Casas Felipe. Gradativamente trouxe todos seus irmãos, que acabaram entrando no negócio e se estabelecendo na cidade. A empresa Casas Felipe chegou a ter 41 lojas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O paranavaiense de coração sempre foi defensor intransigente do Noroeste.
Deixou saudade como empreendedor e uma família que continua o seu legado: esposa Edith Felippe, filhos Paulo Felipe, Sueli Felippe, Adma Felipe e Simone Felippe Palazzi, além de dez netos e sete bisnetos.
CONVITE
MISSA EM MEMÓRIA DE GERALDO FELIPPE
A Família Felippe convida parentes, amigos e a comunidade em geral para a Missa de 11 anos do falecimento de Geraldo Felippe. A celebração acontece neste sábado (1º de outubro), às 19h30, na Paróquia São Sebastião em Paranavaí. Pelas presenças, a família agradece, pedindo a bênção de Deus.
“Meu pai sempre acreditou em Paranavaí. Ele não nasceu aqui, mas adotou Paranavaí e decidiu que aqui seria o seu lugar de descanso eterno”.
AMOR AO ACP
Geraldo Felippe foi presidente do ACP – Atlético Clube Paranavaí – em 1952. Paulo Felipe se orgulha da Mister Frango ser a maior patrocinadora do ACP por ocasião do título de Campeão Paranaense de 2007. Paulo Felipe foi diretor do ACP em 1996, quando a equipe ficou em quinto lugar no Paranaense. Em 2012 Paulo foi novamente diretor e lamenta a situação atual do ACP, desde 2013 fora da elite do Paranaense. Lamenta ver o Estádio Municipal Waldemiro Wagner (patrimônio público) “totalmente abandonado”.