O beach tennis é uma modalidade que tem conquistado um grande espaço no cenário nacional. Praticado na areia, o esporte vem atraindo muitos adeptos até mesmo em cidades que não possuem praias. Em Paranavaí não está sendo diferente. O beach tem levado várias pessoas às quadras de areia da cidade.
Entusiasta da modalidade em Paranavaí, Renata Felipe Camargo comenta que a facilidade, acessibilidade e os benefícios que a atividade física trazem à saúde têm atraído vários adeptos para o beach tennis. Ela também ressalta que o clima descontraído nas arenas é outro ponto que chama a atenção dos praticantes. “Por ser um esporte que pode ser jogado em conjunto sem distinção de sexo e idade, a prática do beach tennis acaba se tornando um momento de lazer para as famílias”, diz Renata.
Professora e atleta, Renata conheceu o beach tennis em Maringá no ano de 2014. De lá para cá, passou a treinar e participar de algumas competições nacionais. Representou o Paraná em 3 ocasiões na Copa das Federações, chegou a 280º no ranking mundial, além de disputar torneios internacionais.
A primeira tentativa de trazer o beach tennis para Paranavaí foi em 2018. Mas nesta época a modalidade não emplacou e só a partir de 2020, após início da pandemia da Covid-19 que o número de praticantes teve um aumento. Renata acredita que isso se deu pelo fato de as pessoas procurarem mais os esportes ao ar livre. “Minha ideia sempre foi fazer a modalidade crescer na cidade”, comenta a professora
Renata afirma que as mulheres passaram a se interessar bastante pela prática do beach tennis. Com cerca de 400 adeptos, Paranavaí conta com aproximadamente cinco arenas esportivas que oferecem a modalidade, além das quadras em condomínios residenciais. “O beach é bichinho de areia que te pica. A partir do momento que pisam na areia as pessoas não querem mais deixar o esporte”, brinca a atleta que se emociona ao ver grande quantidade de pessoas na modalidade. Ela agradece ao professor Jhonatan, Bruno Barreto, proprietário da Arena Barreto, e a Vita Beach Esportes de Curitiba pelo apoio e incentivo desde o início.
O que é o beach tennis? A modalidade foi criada em meados de 1987, na Itália e tem a mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton. Jogada em quadras de areias com dimensões 16m x 5m, para partidas individuais, ou 16m x 8m, para jogos em duplas, com uma rede de 1,70m.
Jogada em seis games, a partida tem a pontuação parecida com a do tênis: 15/30/40, a diferença é na vantagem. Se os adversários empatarem nos 40, quem fizer o primeiro ponto ganha. Os acessórios usados para a pratica do beach tennis são raquetes e bolinhas.
A modalidade chegou ao Brasil no ano de 2008. Atualmente o país conta com seis atletas entre os 10 primeiros do Ranking Mundial. Na Categoria Feminina são quatro competidoras – 3ª Rafaella Miller, 8ª Marcela Vita, 9ª Joana Cortez e 10ª Vitoria Marchezini. Na Categoria Masculina são dois atletas: André Baran 8º colocado e Vinicius Font 10º.
As paranaenses que estão entre as 10 melhores do mundo, Marcela Vita e Vitoria Marchezini, recentemente passaram três dias treinando na Arena Barreto, em Paranavaí. Elas vieram a convite da atleta e professora Renata Felipe Camargo.