(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DE OLHO NA NOTÍCIA

O Jubileu de Prata de Paranavaí

ADÃO RIBEIRO

Da Redação

O Diário do Noroeste conta a história de Paranavaí há 70 anos. Neste fim de semana de aniversário da cidade viaja até o dia 14 de dezembro de 1977. A cidade comemorava 25 anos e o Jornal fez uma edição comemorativa destacando personalidades da política, do serviço público e os fatos marcantes desse chão antes mesmo da Fazenda Brasileira.

O prefeito era o médico José Vaz de Carvalho, enquanto Flávio Giovini representava a região Noroeste na Câmara dos Deputados. A cidade tinha dois deputados estaduais: Wilson Fortes e Waldenício Barbalho. Na Câmara de Vereadores a presidência era exercida por Mário Afonso Costa.

Além das autoridades constituídas pelo voto, o DN também destacou o Poder Judiciário e o Ministério Público desde os primeiros passos da cidade. Na segurança pública, o tenente-coronel Ayrton Rolim de Moura comandava o 8º Batalhão de Polícia Militar e o delegado Osnildo Carneiro Lemes era o chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí. Mais tarde, já nos anos 2000, Osnildo voltaria a chefiar a 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí. 

Várias fotos compuseram a edição do Jubileu de Prata. Muitas histórias como as de Frutuoso Joaquim de Salles e Alcides Loureiro de Almeida, que receberam a reportagem para “colocar a prosa em dia”. 

Frutuoso também foi matéria de página inteira, já que em 1977 era o único ainda vivo daqueles que chegaram à cidade em 1929. O texto, muito relevante inclusive do ponto de vista historiográfico, foi assinado pelo jornalista Saul Bogoni e Neuza Loureiro Schlela.

Outra página deu destaque ao segundo prefeito da cidade, Ulisses Faria Bandeira. Ele contou muitos fatos. Um deles foi a disputa eleitoral que travou com Herculano Robin Toledo e venceu por apenas 42 votos – 4.050 a 4.008.  

Uma data marcante, grande momento eternizado nas páginas impressas do jornal, nascido em 1955, portanto, dois anos após a fundação da cidade.

Diário do Noroeste – 70 anos de histórias bem contadas.

Compartilhe: