ADÃO RIBEIRO
Da Redação
O Diário do Noroeste conta a história de Paranavaí há 70 anos. Neste fim de semana de aniversário da cidade viaja até o dia 14 de dezembro de 1977. A cidade comemorava 25 anos e o Jornal fez uma edição comemorativa destacando personalidades da política, do serviço público e os fatos marcantes desse chão antes mesmo da Fazenda Brasileira.


O prefeito era o médico José Vaz de Carvalho, enquanto Flávio Giovini representava a região Noroeste na Câmara dos Deputados. A cidade tinha dois deputados estaduais: Wilson Fortes e Waldenício Barbalho. Na Câmara de Vereadores a presidência era exercida por Mário Afonso Costa.
Além das autoridades constituídas pelo voto, o DN também destacou o Poder Judiciário e o Ministério Público desde os primeiros passos da cidade. Na segurança pública, o tenente-coronel Ayrton Rolim de Moura comandava o 8º Batalhão de Polícia Militar e o delegado Osnildo Carneiro Lemes era o chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí. Mais tarde, já nos anos 2000, Osnildo voltaria a chefiar a 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí.
Várias fotos compuseram a edição do Jubileu de Prata. Muitas histórias como as de Frutuoso Joaquim de Salles e Alcides Loureiro de Almeida, que receberam a reportagem para “colocar a prosa em dia”.


Frutuoso também foi matéria de página inteira, já que em 1977 era o único ainda vivo daqueles que chegaram à cidade em 1929. O texto, muito relevante inclusive do ponto de vista historiográfico, foi assinado pelo jornalista Saul Bogoni e Neuza Loureiro Schlela.
Outra página deu destaque ao segundo prefeito da cidade, Ulisses Faria Bandeira. Ele contou muitos fatos. Um deles foi a disputa eleitoral que travou com Herculano Robin Toledo e venceu por apenas 42 votos – 4.050 a 4.008.
Uma data marcante, grande momento eternizado nas páginas impressas do jornal, nascido em 1955, portanto, dois anos após a fundação da cidade.
Diário do Noroeste – 70 anos de histórias bem contadas.



