(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DEBATE

O papel da Escola vai além e em especial na infância

*Maria de Fátima Vanderlei Gongora

Escola é um lugar que nos encanta principalmente pela capacidade de aprendizagem das crianças, em particular, na Educação Infantil.

Temos oportunidades de atuar como professores e coordenadores pedagógicos, aproximando-nos das crianças para compreender como pensam, como aprendem e também perceber suas necessidades de educação e desenvolvimento.

Todas as experiências e oportunidades favorecem, colaboram, potencializam e ampliam a cultura, desenvolvendo conhecimentos e habilidades dos pequenos. É na infância que as crianças são inseridas na vida social, começam a vivenciar valores, aprendem a conviver, desenvolvem múltiplas linguagens e percebem o mundo adulto, construindo estruturas para toda a vida.

A busca por preservar a brincadeira, a fantasia e a curiosidade é fundamental para planejarmos ações pedagógicas com propostas intencionais e significativas, a fim de permitir que as crianças aprendam e vivam a infância a que têm direito.

A mascote “Cobra”, sugerida como uma estratégia pedagógica pelo Ciranda Educação Infantil, do Mathema, possibilitou inúmeras oportunidades em utilizar diversos recursos e materiais, espaços explorados, canções, brincadeiras simbólicas, pinturas, experiências com

textura, relatos, pensamento, imaginação, letras, formas, cores, resolução de problemas, medidas de comprimento e habilidades de convivência social.

Ela foi confeccionada pelos estudantes com o auxílio da professora. Foram diversas etapas realizadas para que a “Cobra” se tornasse um brinquedo de estimação. As crianças foram incentivadas a escolher um nome, sua cor, pintar e colocar adereços, dando uma identidade ao seu mascote.

Em roda de conversa, decidiram que a “Cobra” deveria fazer visitas e passar o final de semana na casa de cada uma.

As famílias, orientadas pela professora, registraram por meio de fotos as atividades que realizavam em casa, como cuidar e se responsabilizar pelo “conforto e tratamento do animal”. Ela se tornou o pet de estimação da turma.

Nos momentos em que a “Cobra” retornava à escola, a professora promovia rodas de conversa, estimulando os pequenos a produzirem relatos. Com isso, a linguagem oral se expande, o vocabulário enriquece e a socialização entre as crianças favorece a construção de

conhecimentos, envolvendo-se com os outros.

Precisamos admitir que a Educação Infantil tem uma dupla dimensão: a de cuidar e a de educar. Cabe a essa fase escolar proteger a criança, garantir que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra (BNCC).

“Escola é lugar para fazer amigos, educar-se, trabalhar, crescer e ser feliz.”

Escola é tudo!

*Maria de Fátima Vanderlei Gongora, coordenadora pedagógica de ensino infantil

Compartilhe: