O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, é uma data crucial para a conscientização e reflexão sobre a importância de promover a saúde mental, especialmente dentro do ambiente corporativo. Neste contexto, o Setembro Amarelo surge como uma oportunidade para as empresas não apenas participarem de ações pontuais, mas também para fortalecerem suas práticas contínuas de cuidado e apoio aos colaboradores.
Mas, o que as empresas podem fazer?
São diversas as ações possíveis, que vão de atividade internas de conscientização até o apoio a iniciativas externas. Algumas formas eficazes de engajamento incluem:
Campanhas de comunicação: utilizar os canais internos de comunicação para disseminar informações sobre a importância da saúde mental e a prevenção do suicídio. Isso pode incluir e-mails, murais digitais, workshops e palestras com especialistas.
Sensibilização e treinamento: oferecer treinamentos específicos para lideranças e colaboradores, visando reconhecer sinais de alerta e proporcionar um ambiente de apoio. Capacitações sobre como abordar o tema com sensibilidade e apoiar colegas em situações de vulnerabilidade são essenciais.
Espaços de diálogo: criar ambientes seguros, como rodas de conversa ou grupos de apoio, onde os colaboradores possam discutir suas preocupações, compartilhar experiências e buscar suporte.
“Além das atividades de conscientização, é fundamental que as empresas adotem ações práticas e contínuas que contribuam para a saúde mental no trabalho, como ofertar acesso a serviços de apoio psicológico, como atendimentos individuais ou em grupo, implementar políticas que incentivem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e as contra o assédio e discriminação”, lista Bruna Marinho Isume, psicóloga do Sesi Paraná.
A instituição, que oferta um Programa de Saúde Mental para as indústrias paranaenses, preparou um material editável para ser baixado gratuitamente. Desta forma, elas poderão fazer comunicações efetivas sobre o tema.
A importância de campanhas contínuas
Embora o Setembro Amarelo seja um momento de destaque, é importante que as empresas mantenham o tema da saúde mental em pauta durante todo o ano. Campanhas contínuas reforçam o compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores e ajudam a construir uma cultura organizacional mais saudável e inclusiva.
Realizar eventos periódicos sobre saúde mental, como palestras e workshops, que mantenham a conscientização ativa e implementar mecanismos de acompanhamento da saúde mental dos colaboradores, como pesquisas de clima organizacional e avaliações de bem-estar, além de participar ou apoiar campanhas e projetos que promovam a saúde mental na comunidade, reforçando o papel social da empresa, são bons caminhos.
“O Setembro Amarelo e o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio nos lembram da importância de agir, mas é o compromisso contínuo das empresas que realmente pode transformar o ambiente de trabalho em um espaço seguro, acolhedor e saudável para todos”, afirma Bruna.