Fique por dentro das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo e saiba como desenvolvê-las!
No contexto do recrutamento de pessoas, o bom candidato é aquele que não apenas atende às expectativas dos empregadores, mas também as supera, já no currículo!
Quando uma vaga é aberta, significa que a empresa tem uma demanda de mão de obra que precisa ser suprida, portanto, existem alguns requisitos inerentes a ela.
Fatores como o ramo de atividade da empresa e a função específica a ser desempenhada são fundamentais no momento de selecionar o candidato mais compatível à vaga.
Apesar da variação conforme o trabalho a ser desenvolvido, existem algumas características e habilidades que o candidato pode adquirir que são bem-vindas na maioria dos casos.
Para você se manter atualizado e conseguir aproveitar as melhores oportunidades do mercado de trabalho, selecionamos algumas das habilidades mais valorizadas pelos recrutadores!
Características mais valorizadas pelos recrutadores
Os gestores de RH costumam receber diariamente um extenso volume de currículos de todos os tipos de candidatos, desde os menos compatíveis até os mais adequados.
O que diferencia os candidatos que já são desconsiderados logo na primeira seleção daqueles que de fato atendem às necessidades da empresa são algumas habilidades que podem ser treinadas e refinadas. Confira!
Inteligência emocional – Um dos conceitos mais valorizados na seleção de pessoas no mercado atual é a inteligência emocional. Aliás, sua importância é tamanha que não é necessária apenas no mundo empresarial, mas também na vida em sociedade.
Trata-se da habilidade de compreender as próprias emoções, gerenciando-as para evitar atitudes impulsivas e impensadas, ocasionando um considerável equilíbrio pessoal.
Tal equilíbrio vem do desenvolvimento de algumas qualidades ligadas à inteligência emocional, como é o caso da ponderação, sensatez, comunicação não violenta e empatia, entre outros.
Recrutadores valorizam muito os candidatos com essas características, pois são pessoas que conseguem lidar com conflitos de forma mais madura, entender as necessidades dos outros e se comunicar bem.
Assim, são pessoas que conseguem lidar com situações adversas com mais preparo e estrutura psicológica, o que as diferencia largamente de outros candidatos.
Boa comunicação – Outra habilidade indispensável do bom candidato é a comunicação eficaz. Seja na modalidade escrita ou oral, as vantagens do candidato que consegue se comunicar bem são evidentes!
Em qualquer setor da empresa, você precisará se comunicar com seus colegas diariamente e, dependendo da sua função, poderá até mesmo ter de se comunicar com clientes, o público externo.
Bons comunicadores são aqueles que conseguem expressar assertivamente suas ideias e pensamentos, bem como defendê-los diante de qualquer pessoa.
Na seleção de pessoas, essa habilidade é altamente procurada, pois o candidato que fala e se expressa bem consegue comunicar mensagens importantes com a escolha das palavras certas para não ofender os outros, mas sem perder a consistência da fala.
Especialmente os cargos de liderança exigem grandes habilidades de comunicação, sendo uma ótima oportunidade para os candidatos que se comunicam bem!
Adaptabilidade – Um conceito necessário, especialmente no período em que vivemos, é o de adaptabilidade. Em meio a tantas evoluções das relações de trabalho e da tecnologia, adaptar-se às mudanças é fundamental para a qualidade do serviço prestado.
Obviamente, deve-se buscar a estabilidade da atividade como um todo, pois ela reduz prejuízos operacionais e otimiza a produtividade, porém, em situações que saem do controle, a equipe deve suportar a instabilidade e se adaptar até que o caso melhore.
Nesses momentos, os colaboradores resilientes que conseguem se reinventar diante de adversidades e mudanças inesperadas se destacam no mercado de trabalho e são muito valorizados pelos gestores de RH.
Pensamento crítico – Seja qual for o nicho do negócio, ele precisa de pessoas que tenham senso crítico para olhar para ele não apenas com os olhos, mas também com a mente.
Quando certas atividades laborais se transformam em rotinas, sendo repetidas diariamente, há uma tendência à estagnação e ao comodismo, que são contrários a uma produtividade otimizada.
É aí que entra o profissional com pensamento crítico! A partir do contato com a situação, ele analisa friamente os fatos e será capaz de elaborar soluções eficazes para melhorá-la.
O conceito de pensamento crítico não se refere ao ato de reclamar ou ter pensamentos negativos sobre as coisas, como o senso comum pode sugerir.
O seu verdadeiro significado está ligado à curiosidade, à observação e ao questionamento da realidade que cerca o indivíduo.
Candidatos curiosos e questionadores, com bom senso, são estrategicamente valiosos para o quadro de colaboradores e quando o gestor percebe essa característica, já nota um ponto positivo!
Trabalho em equipe – Não se pode alcançar resultados expressivos sem um bom entrosamento entre os colegas. Numa equipe, todos precisam uns dos outros para atingirem os objetivos da empresa.
Por isso, o candidato com bom relacionamento interpessoal se destaca entre os demais, pois ele consegue manter um diálogo amistoso com cada integrante do time, o que gera menos conflitos no ambiente de trabalho.
Naturalmente, aquele que consegue ser proativo junto aos demais, sabe ceder e se impôr quando necessário e lida tranquilamente com a hierarquia da organização, é um candidato diferenciado!
Capacitação – Outro requisito muito relevante para os empregadores é a capacitação. Entenda-se por capacitação a formação educacional a título de grau de escolaridade e também participação em cursos relevantes para a função, especificamente.
Por exemplo, se uma empresa abriu vaga para o cargo de operador de empilhadeira, o candidato que já tiver feito o curso NR 11 terá um diferencial na seleção.
Assim como as funções que podem exigir curso superior no ramo, por exemplo: marketing, publicidade, logística e muitos outros.
A capacitação vem sendo cada vez mais buscada pelos recrutadores, especialmente para cargos de maior prestígio e grandes responsabilidades.
Existem outros pontos que sempre são considerados numa seleção de emprego, por exemplo, a tradicional experiência prévia na função e a disponibilidade geográfica.
Entretanto, as habilidades que farão realmente a diferença no momento da contratação estão relacionadas aos tópicos mencionados, e todas podem ser adquiridas e assimiladas, não se trata de talento ou dom.
No mundo profissional, todas essas qualidades podem ser trabalhadas na prática e também por meio de cursos específicos, ministrados com teoria aplicável.
Uma gestão de projetos eficiente depende de profissionais devidamente preparados para as situações rotineiras das atividades desenvolvidas pela empresa.