Recente aumento no número de casos da doença acendeu alerta entre profissionais de saúde
Um surto de casos de escarlatina, doença infecciosa que acomete crianças em idade escolar, acendeu alerta entre profissionais de saúde. O maior número de diagnósticos aconteceu no ano passado, mas neste ano, casos envolvendo filhos de celebridades brasileiras trouxeram o assunto à tona novamente.
Afinal, o que é e quais os sintomas da doença?
De acordo com a médica pediatra Agnes Andrade, a escarlatina é causada por uma bactéria, a Streptococcus pyogenes. Como sintomas principais, a condição costuma gerar febre alta, dor de garganta, manchas vermelhas com aspecto áspero na pele, podendo haver, inclusive, descamação dos dedos. “As crianças também podem ter náusea, vômito, vermelhidão conjuntival – os olhos mais vermelhinhos – e língua bem vermelha, que a gente chama língua em morango ou língua em framboesa”, pontua.
A especialista alerta que a escarlatina é uma doença altamente contagiosa, geralmente transmitida pelo contato direto. Segundo ela, até mesmo pessoas assintomáticas podem espalhar a bactéria. “O diagnóstico é clínico e vai ser feito pelo pediatra no momento da consulta. O tratamento é feito com antibiótico, que precisa ser instituído para se evitar complicações como glomerulonefrite e febre reumática”, diz a médica.
Considerando as características da doença, a melhor forma de prevenção é evitar o contato com pessoas doentes. Por isso, a pediatra recomenda que crianças diagnosticadas com escarlatina não sejam enviadas à escola até iniciarem o tratamento e melhorarem do quadro.
Ao sinal de qualquer sintoma, a orientação é procurar um médico especialista.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra